Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

ABNT publicará norma sobre ligas metálicas usadas em implantes

Publicidade

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), publicará até agosto um documento normativo, com o objetivo de estabelecer os requisitos químicos, físicos, mecânicos e metalúrgicos de produtos conformados de níquel-titânio, como os implantes usados em traumatologia. A nova norma abrangerá a fabricação, composição química, métodos analíticos, temperatura de transformação, estrutura metalúrgica, microestrutura e inclusões não-metálicas e porosidade, propriedades mecânicas, requisitos especiais, verificação da conformidade e programa da qualidade.
A elaboração do documento ficou a cargo da Comissão de Estudos de Implantes Ortopédicos do ABNT/CB-26 (Comitê Brasileiro Odonto-médico-hospitalar), com a participação do Inmetro, Anvisa, Instituto Nacional de Tecnologia (INT), fabricantes de implantes e universidades.
Foram adotadas como referências bibliográficas a ISO (International Organization for Standardization), ASTM (American Society for Testing and Materials) e ASQ (American Society for Quality).
A ABNT regulamentará somente a matéria-prima, não o produto final destinado aos implantes cirúrgicos. A adequação para uso médico será avaliada em análises químicas, metalográficas e mecânicas. Entre as vantagens das normas apontadas pela associação estão: tornar a qualidade do produto mais uniforme, reduzir os tipos similares de materiais, orientar o projetista na escolha do material adequado, permitir a comparação de resultados obtidos em diferentes laboratórios e reduzir desentendimentos entre produtor e consumidor.
Hoje, a matéria-prima vem da Europa e dos Estados Unidos, com um documento de qualificação que pode não atender às especificações brasileiras.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta