Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

A importância de lavar as mãos

Publicidade

A gripe A H1N1 apresenta sintomas semelhantes aos da gripe comum. São alguns deles: febre súbita maior que 38°C, dores musculares, cansaço, dor de garganta e de cabeça, tosse, falta de apetite e de ar, congestionamento nasal e, algumas vezes, diarreia e vômitos.

Apenas os exames laboratoriais podem diferenciar a gripe A da gripe comum. É muito importante procurar um médico caso os sintomas acima durarem por mais de três dias. Para o tratamento da doença é utilizado antiviral e isolamento variável entre 7 e 10 dias, nos casos graves e/ou com fatores de risco (febre e insuficiência respiratória).

Atenção e os cuidados com a saúde podem minimizar a evolução da doença. A vacina tem fator importante na prevenção da gripe suína. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar cerca de 90 milhões de brasileiros em dois meses.

Manter as mãos sempre limpas depois de ir ao banheiro, ao mexer em dinheiro, antes de cada refeição ou quando chegar em casa é uma das maneiras mais simples de evitar inúmeras doenças infectocontagiosas, como a gripe A H1N1.

A importância de lavar as mãos se dá por meio da retirada da flora transitória – composta por vírus e bactérias que se instalam na superfície de nossa pele – que pode transmitir doenças para outras pessoas através do contato. Alguns especialistas ainda afirmam que, em tempos de gripe, as mãos também devem ser devidamente higienizadas após tossir ou espirrar.

Fonte: Dr. Jorge Amarante, Infectologista do Hospital Samaritano

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta