Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

A bela idéia da saúde global

Publicidade

A concepção do processo saúde-doença global em que se cuida da saúde da pessoa como um todo e não só da cura da doença foi o lema e continua sendo da Organização Mundial da Saúde. É a declaração de Alma- Ata na reunião dessa cidade russa , 6-12 de setembro de 1978.Consertar só o que não funciona ( a doença atual) adia o problema para mais tarde, pois vários fatores causadores da doença continuam a agir no individuo.A saúde do paciente envolve outros fatores, como o estilo de vida e fatores socioambientais, alem de biológicos e psicológicos. O monitoramento precisa ter acompanhamento contínuo e controle dos resultados. È nesse aspecto que os governos falaram de conseguir a aplicação desse principio.

A principal dificuldade são recursos econômicos, segundo falta de escolaridade dos pacientes em relação ao simples entendimento básico do funcionamento de seu organismo, depois tradições arcaicas do ambiente em que os pacientes de baixa renda vivem, com soluções mágicas de seus padecimentos. A própria assistência medica com sua tecnologia avançada não consegue superar as crendices.O saneamento básico e medidas de higiene individuais simples muitas vezes são difíceis de transmitir.

Uma entidade de saúde complementar que ao final tem maiores limitações de recursos deve apelar para as ONGs e voluntariado locais para chegar perto desses objetivos

Prof. Dr Jose Knoplich , doutor em saúde publica pela USP, Editor cientifico dos sites www.ram.uol.com.br e www.intramed.uol.com.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta