Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

A alegria invade os hospitais: voluntariado transforma ambiente hospitalar na Unimed Vitória

Publicidade

O ambiente frio e amedrontador de um hospital se enche de cores e gargalhadas num piscar de olhos. Parece até mágica: remédios e injeções se transformam em doses de carinho e afeto; estetoscópios são substituídos por nariz de palhaço e divertidas fantasias.

Esses são apenas alguns dos ingredientes que fazem parte do dia a dia de profissionais que dedicam parte de seu tempo a levar alegria e momentos únicos para pacientes de hospitais da Grande Vitória.

São homens e mulheres que participam dos programas de voluntariado Grupo Cias da Alegria e A Turma do Doutor Unimed, iniciativas da Unimed Vitória. Eles sabem como ninguém transformar o temido ambiente hospitalar em um verdadeiro picadeiro, onde somente brincadeiras e muita diversão têm vez.

Desde 2001, um grupo de voluntários compõe a Turma do Doutor Unimed que faz visitas mensais aos hospitais Santa Casa, Dório Silva, Infantil de Vitória e Vila Velha e também à Acacci. Além de visitar os pacientes, o grupo também participa de ações externas e eventos como o Doutor Unimed na Praça onde desenvolvem atividades educativas.

No repertório da Turma do Doutor Unimed, não há espaço para a tristeza. A visita humaniza os hospitais e tudo se transforma em uma grande terapia da alegria. A equipe procura envolver os pacientes em diversas atividades como mágicas, brincadeiras, músicas, desenhos, pinturas em tecido, confecção de brinquedos, entre outras.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta