Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

42º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia apresenta projeto inspirado na Casa Segura

Publicidade

Ortopedistas e arquitetos se uniram por uma boa causa. A 42ª edição do Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT) trará uma inovação para a área médica: uma maquete eletrônica em terceira dimensão será apresentada com os conceitos da Casa Segura, projeto criado pela arquiteta Cybele Barros a partir de uma série de estudos relacionados à independência, à acessibilidade e à mobilidade, que tem sido divulgado nos congressos anuais da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Acesso fácil sem barreiras na entrada da casa, piso antiderrapante com marcações claras dos caminhos e armários com portas leves e de rápido acesso são indispensáveis na composição de um ambiente planejado para oferecer conforto e evitar acidentes domésticos. “A Casa Segura é um ambiente planejado não só para idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, mas também para crianças”, explica a arquiteta Laura Raquel, uma das autoras do projeto que será apresentado durante o 42º CBOT. Ela lembra ainda que as crianças precisam de cuidados especiais por conta de espaços que possam oferecer riscos de acidentes, como quinas de mesa e pisos escorregadios.

Pensando nisso, as arquitetas Laura Raquel, Ane Elise e Márcia Angélica montaram um loft inspirado em alguns conceitos da Casa Segura que será apresentado em um vídeo em 3D no 42º CBOT. Trata-se de um ambiente projetado com paredes com as quinas arredondadas, pia com 90 cm de altura, barras de apoio dentro do box.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta