Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

4 milhões de brasileiros sofrem de Transtorno Obsessivo Compulsivo

Publicidade

Estudos epidemiológicos apontam para uma prevalência que de 1 e 2 % da população mundial sofre de TOC. No Brasil, são quatro milhões de portadores. E de acordo com a Organização de Saúde, o TOC está entre as dez maiores causas de incapacitação.

A distribuição do TOC varia de acordo com a faixa etária e sexo, pois há dois picos distintos: um na infância, com predomínio do sexo masculino; e outro na adolescência, com incidência maior no sexo feminino. Isso iguala a prevalência na idade adulta.

No próximo dia 17 de agosto (terça-feira), a partir das 20 horas, o psiquiatra do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e médico psiquiatra pesquisador do PROTOC – Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Fernando Sauerbronn Gouveia, apresentará o tema para profissionais de saúde. Durante o evento, o médico falará sobre sintomas, reconhecimento e formas de controle, focando sempre nas últimas pesquisas e avanços.

Geralmente, os sintomas podem ser identificados pelo que popularmente se chamam de “manias”, que são comportamentos repetitivos como mania excessiva por limpeza, lava as mãos constantemente, verifica se a porta está fechada muitas vezes antes de sair ou evita alguns lugares que são comuns.

Serviço:

Evento: Transtorno Obsessivo Compulsivo

Palestrante: Dr. Fernando Sauerbronn Gouveia

Filmes ilustrados: “Melhor Impossível” e “O Aviador”

Data: 17 de agosto de 2010 (terça-feira)

Horário: 20 horas

Local: Hospital Oswaldo Cruz – Rua Treze de Maio, 1815

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta