Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer

Publicidade

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado com a finalidade de aumentar o conhecimento da população sobre os tratamentos e prevenção da doença. No dia 27 de novembro serão veiculadas campanhas de conscientização popular a fim de enfatizar a importância das entidades e programas que colaboram com a luta contra o câncer em seus diversos tipos.

Segundo dados divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2005 de 58 milhões de mortes ocorridas no mundo, o câncer foi responsável por 7,6 milhões, representando 13% de todas as mortes. Considerado o segundo tipo mais comum entre mulheres, o câncer de colo de útero é o único que também pode ser desenvolvido pelo vírus HPV (papillomavirus humano). Segundo especialistas, o rastreamento de mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos com o teste de captura híbrida promove redução na taxa de mortalidade.

Para Patricia Thomann, da Qiagen, PHD em Ciências Biológicas com área de concentração em Oncologia e especialização em HPV, é preciso conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para que o tratamento obtenha sucesso.

“Disponibilizamos uma solução eficaz para a detecção do câncer de colo de útero. Por isso, quanto antes for diagnosticada a doença, mais eficaz será o tratamento”, ressalta a especialista, que acrescenta: “Entretanto, há falta de informação sobre o assunto, o que leva muitas pessoas a ignorarem a doença”.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta