HIS17 É hora de mudar a saúde! Faça como seus colegas, participe do HIS. Quero participar da mudança

26% dos conselhos de saúde não têm acesso à internet

Publicidade

Dos 5.091 conselhos de saúde homologados no País, 1.354 não possuem acesso à internet, 902 não possuem e 556 estão sem telefone. Os dados foram divulgados no Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde (CNCS). Os meios de comunicação são importantes para se integrar a rede de informações entre os conselhos, que são responsáveis pelo controle da execução das políticas de saúde.
O cadastramento dos colegiados municipais também está abaixo do idel. Das 27 unidades federativas, apenas dez conseguiram cadastrar 100% dos colegiados: Amazonas, Pará, Tocantins, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Três ficaram abaixo da média nacional, que está acima dos 80% de cadastramentos: Sergipe (73%), Acre (69%) e Maranhão (57%).
No que se refere à periodicidade de reuniões dos colegiados estaduais e municipais, 4.325 fazem ao menos uma reunião mensal (mínimo obrigatório por lei) e o restante (766) se reúne a cada dois meses ou uma vez por semestre. Os principais temas abordados nas reuniões são: planos de saúde; orçamento e aplicação de recursos.

       
Publicidade

Deixe uma resposta