Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

24 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE

Publicidade

Sugestão de Pauta

Brasil tem um dos maiores índices da doença, quase 100 mil novos casos por ano

São Paulo, março de 2008 – A doença já foi considerada um dos grandes pânicos dos séculos XIX e XX e chegou a ser chamada de “peste branca”. Atualmente, com o avanço no diagnóstico, no tratamento e na prevenção, a tuberculose não parece assustar tanto. Porém, o problema não desapareceu e, só no Brasil, ocorrem mais de 6 mil mortes por ano. No próximo dia 24 de março, Dia Mundial da Tuberculose, médicos pedem a atenção da população para o avanço do problema, principalmente com os casos super-resistentes.

“A doença é extremamente contagiosa, contaminando adultos e crianças perfeitamente saudáveis pelo ar. Praticamente metade da população brasileira é contaminada pelo bacilo. Porém, pessoas com algum grau de deficiência imunológica acabam desenvolvendo a doença, sendo especialmente perigosa para pacientes com o virus HIV”, afirma Dr. Mauro Gomes, pneumologista do Hospital Samaritano de São Paulo.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, o bacilo de Koch. Os sintomas incluem tosse persistente, falta de ar, febre diária, escarro com sangue e perda de peso. Se não for tratada pode se espalhar para todo o corpo, especialmente os nódulos linfáticos, coluna, olhos e sistema nervoso. Casos de tosse, expectoração e febre por mais de três semanas, devem ser avaliados por um médico. Se a tuberculose for detect

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta