Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

17 DE NOVEMBRO: DIA NACIONAL DE COMBATE À TUBERCULOSE

Publicidade

Tuberculose mata duas pessoas por dia no estado de São Paulo

São Paulo, 17 de novembro de 2008 – Para conscientizar a população e alertar sobre os riscos da doença, no próximo dia 17 de novembro será celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose. Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que, em todo o mundo, são registrados cerca de 8 milhões de novos casos da doença por ano e quase 2 milhões de mortes relacionadas ao problema. Isto significa a contaminação de uma pessoa a cada segundo.

Só no Brasil, são mais de 90 mil casos e 20 mil mortes por ano. “Os sintomas iniciais são tosse seca, febre baixa (geralmente no final da tarde), excesso de suor à noite, falta de apetite e perda de peso. Posteriormente, a tosse pode vir acompanhada de secreção moderada, de cor variável e, às vezes, com sangue. A tosse ininterrupta por três semanas pode indicar Tuberculose Pulmonar”, explica o pneumologista do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Mauro Gomes.

É fundamental procurar um médico assim que perceber os primeiros sintomas, pois quanto mais rápido o diagnóstico, maiores são as chances de cura. O tratamento da doença é simples e dura, em média, 6 meses. “Feitos à base de comprimidos e cápsulas via oral, uma vez ao dia, não tem efeitos adversos”, afirma Dr. Gomes. Além disso, o paciente não precisa ser afastado do trabalho por período prolongado e, com isso, consegue levar uma vida praticamente

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta