Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

No fim o que vende saúde é motivação

Publicidade

Já são muitos anos no segmento privado da saúde … e uma conclusão simples: a saúde suplementar não existiria se não fosse a motivação que o profissional de saúde tem.

Como você, já vi diversos movimentos para melhoria do sistema de financiamento e remuneração, o avanço da técnica e da especialização, o crescimento absurdo da rede … mas quando o particular ou o segurado do plano de saúde necessita do atendimento a única coisa que realmente diferencia um serviço de saúde do outro é a motivação de quem atua no segmento tem para esquecer todos os problemas que estão à sua volta, e dar atenção adequada.

Sabemos que os problemas são muitos … a motivação deve ser maior !

Isso vale para os profissionais assistenciais que literalmente juram colocar a cura acima de tudo, e também para os de apoio que ingressam no segmento muitas vezes sem saber o que os espera.

Isso vale para quem trabalha no serviço de saúde ou na operadora de planos de saúde.

É fácil identificar colaboradores motivados dos demais. Os motivados a verdade se auto motivam pelo simples fato de atuar no segmento da saúde:

  • Ao contrário das indústrias de bebidas e fumo, que prejudicam a saúde das pessoas, quem atua em saúde está ali justamente para consertar o que estas empresas fazem de errado;
  • Ao contrário da indústria de motos que lota, por exemplo, um hospital inteiro do complexo HC em São Paulo (o IOT) com traumas graves, que costumeiramente trazem seqüelas para o resto da vida, o profissional de saúde está ali para assistir estes desavisados consumidores por parte do  governo, que se rende aos interesses econômicos.

Os funcionários da maior empresa de fast-food do mundo dizem com orgulho: ?trabalho no …?. estão vendendo produtos que vão entupir veias de quem consome com gordura !

Tenho até uma teoria sobre isso: só existem jovens trabalhando nesta empresa … ninguém de idade trabalhando lá. Será que os funcionários se alimentam exclusivamente do que a loja vende ?

O profissional de saúde motivado se orgulha de trabalhar na Santa Casa de menor recurso financeiro que existe. Porque sabe que está ali para salvar milhares de vidas por mês, mesmo com todas as dificuldades de orçamento, capacitação, etc.

A maior parte dos hospitais privados no Brasil investe somente na aparência e na hotelaria, e se esquece de investir na motivação dos seus colaboradores.

São shoppings de porta de vidro, muita luz, luxo … e arrogância, despreparo e descaso.

O que acontece é muito nítido: somos atendidos por uma pessoa que sorri falsamente, não entende a nossa dificuldade real e muitas vezes, nos piores momentos de nossas vidas, nos tratam sem humanização … como mais um número na estatística.

São serviços de saúde que se orgulham de publicar indicadores de mortalidade de 1 em 1 milhão. Não entendem que o paciente não quer ser o 1, independente de ser em mil, milhão ou bilhão … esquecem-se que não se trata de um produto que se quebrar a gente aciona a garantia … é uma vida que está em jogo !!!

São empresas que burocratizam e desumanizam o atendimento, porque não colocam na agenda a motivação dos seus colaboradores como mais importante do que cumprir os indicadores mínimos definidos pelo MS.

Esquecem-se que se os colaboradores estiverem motivados os indicadores serão superados sem esforço, porque cuidar de doentes é sua missão.

Quem trabalha na área comercial tem a exata noção do que é vender um produto chamado saúde.

Tecnologia e metodologia não vendem hospital algum, porque são pré requisitos para estar no segmento ? só isso.

Quando você senta para uma reunião com qualquer fonte pagadora sabe bem que curar a doença é técnica, e são raros os hospitais que se propõem a fazer algo que não têm competência … esta época já passou porque o Brasil tem uma das melhores medicinas do mundo.

Quando sentamos para discutir contrato com a fonte pagadora ?o que pega? é a forma como os colaboradores do hospital atendem os pacientes. Se tratam os pacientes como clientes tabela alta, senão pode chorar pelo ?minguado valor da CH?: voce merece.

Nesta época do ano, em que se planeja o que se vai fazer no ano seguinte, gostaria de deixar a mensagem de agradecimento aos profissionais de saúde que, motivados, ajudaram a fazer o segmento da saúde mais humano.

E chamar a atenção para as empresas: está na agenda de 2012 um programa de motivação para seus colaboradores ?

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta