✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Monitorando o Cenário Regulatório

Publicidade

Numa entrevista publicada no jornal VALOR, de 28.09.17, Roger Martin, considerado um dos 50 maiores pensadores da atualidade (ranking global Thinkers50) chama a atenção para aquilo que torna o ambiente de negócios instável e que pode levar empresas a serem atropeladas pela concorrência. Um dos itens estratégicos para o qual ele aponta, são os Marcos Regulatórios.

Obviamente, ao atuar num ambiente altamente regulado pela ANVISA e ANS, as empresas de Produtos para Saúde, bem como os prestadores de serviços nessa área devem manter seus radares ligados e atenção total voltada para os Marcos Regulatórios para não incorrer em irregularidades ou mesmo criar problemas de Compliance que possam redundar em notificações e multas. Além disso, estar atualizado com o ambiente regulatório não só dá a empresa vantagens competitivas óbvias, como também permite que seja desenvolvido um intenso trabalho de inteligência de mercado colocando as empresas que investem nessa área à frente de seus concorrentes.

Sabe-se que as Agências Reguladoras não são exatamente o reflexo daquilo que o mercado necessita e espera para que se possa criar um ambiente favorável de negócios. Cabe aos Agentes Regulados, então, controlar o que lhes for possível e tirar o melhor que conseguirem do cenário atual.

Para isso, é fundamental o investimento em conhecimento, convertendo-o numa cultura interna de vantagens sobre a concorrência, podendo induzir, inclusive, a modelos disruptivos de negócios, tão comentados atualmente, suplantando a concorrência.

Autor: Roberto C. Latini

       
Publicidade

Deixe uma resposta