Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Logística Hospitalar: Ano novo, velhos problemas

Publicidade

Depois de tantos anos vivenciando a logística e em especial a logística hospitalar de muito perto, me entristece ver notícias como as que venho acompanhando sobre a saúde em diversas regiões do Brasil. Matérias como a do último dia 06, veiculada no jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, sobre a “auditoria que apontou a falta de gestão e abandono da saúde pública no DF”. Falta de profissionais, medicamentos, materiais médicos, equipamentos e até mesmo medicamentos vencidos compunham o leque de problemas da região.

A situação não é nova, mas parece piorar a cada dia em diversas regiões. E a solução, ainda que não aplicada, é conhecida. A falta de investimento em gestão é um erro recorrente e é utopia dos administradores públicos acreditarem que conseguirão seguir sem ela por muito mais tempo. Me pergunto se é falta de conhecimento ou comprometimento com o tema para persistirem, ano após ano, nos mesmos erros.

É fato que muitas pastas nas esferas públicas são assumidas por profissionais não especializados nas áreas que assumem, mas isso também é fácil de ser resolvido à medida que contratem e deleguem atividades profissionais para empresas reconhecidamente eficientes por seu trabalho e resultados.

Sim, isso tem custo, mas que é revertido em grande economia em médio prazo, além de mais segurança e melhor operacionalização de todos os processos da cadeia envolvida.

Como bem disse a reportagem, os governos estão precisando de boa gestão do dinheiro público, que consequentemente, irá reverberar para a boa gestão de todas as áreas necessárias.

*Domingos Fonseca, Presidente da UniHealth

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta