Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Livros úteis e gratuitos para qualquer gestor hospitalar

Créditos: shutterstock
Publicidade

As páginas que disponibilizam downloads gratuitos de 5 livros em formato *.mp4, estão com as edições dos livros atualizadas.

Para os que não acompanham de perto fica a informação de que os livros fazem parte de um projeto, que conta com a parceria do Saúde Business, que tem como objetivo fornecer cursos gratuitos para pessoas que atuam no segmento da saúde, e são menos favorecidos de salário e/ou de investimento por parte do hospital que trabalham, o que infelizmente é a realidade na maioria absoluta dos hospitais públicos e filantrópicos.

Enquanto estamos articulando parcerias para impressão do livro e para viabilizar algo em torno de 1.800 vagas em cursos por ano, em todas as capitais do Brasil, o que podemos fazer é disponibilizar o livro gratuitamente neste formato !

As edições atualizadas dos 5 livros que estão disponíveis para download, sem a necessidade de cadastramento ou senhas, são:

1
www.gfach.net.br

Modelo GFACH – Gestão em Faturamento, Auditoria de Contas e Comercial Hospitalar

Compêndio de regras, conceitos e práticas da definição de produtos e preços hospitalares, formação das contas, processos de auditoria de contas e recursos de glosas, e gestão comercial em hospitais públicos, privados e públicos com porta 2, ou seja, abrangendo os sistemas de financiamento do SUS e da Saúde Suplementar.

Tem como foco a gestão do negócio hospitalar, e desta forma pode ser útil para qualquer gestor hospitalar e não só para os que atuam nas áreas comercial, faturamento e auditoria de contas. Discute de forma direta a utilidade das várias tabelas de preços, as principais regras do SUS e da Saúde Suplementar, os repasses aos prestadores de serviços, a parceria hospital-médicos, e a importância da base de informação do faturamento para a gestão de cada serviço hospitalar.

2
www.giph.net.br

Modelo GIPH – Gestão em Informática e Processos Hospitalares

Conceitos e práticas aplicados na gestão da tecnologia da informação hospitalar, e discussão dos principais processos existentes em hospitais públicos e privados. Abrange os 3 grandes desafios da tecnologia: infraestrutura, sistemas e gestão de pessoas, e a abordagem não tem foco muito técnico, o que o torna útil para gestores das diversas áreas hospitalares que necessitam entender as nuances da gestão da tecnologia da informação e da complexidade de integração dos processos assistenciais, de apoio assistencial e da retaguarda administrativa e financeira.

Discute de forma clara porque sempre existe ‘gap’ entre o que as áreas demandam da TI, e do que ela tem condições de atender, e da necessidade de compartilhar o planejamento da TI para alinhamento com o planejamento estratégico.

3
www.gcpp.net.br

Modelo GCPP – Gestão e Controle de Projetos e Processos

Compilação de conceitos e práticas para gestão e controle de projetos e processos.

Com referência aos projetos, os principais eixos temáticos do PMBOK, sem a pretensão de estressar o conteúdo e formar ou certificar gestores de projetos, mas apresentando de forma generalista de modo que os gestores entendam os princípios básicos.

Com referência ao controle de processos, apresenta as ferramentas mais utilizadas para analisar e formalizar os processos, as ferramentas para melhorar os processos, e os conceitos de qualidade de processo e qualidade de produto. Não tem a pretensão de formar especialistas em fluxograma, pert, kambam, kaisen, 5W1H, nível de maturidade, etc., mas sim discutir em quais situações as ferramentas são úteis, e eventualmente em quais situações a aplicação da ferramenta pode ser prejudicial.

Útil tanto para os profissionais que analisam, desenham e gerenciam projetos e processos, quanto para gestores envolvidos nos programas de certificação da qualidade.

4
www.gpai.net.br

Modelo GPAI – Gestão do Planejamento, Administração e Indicadores

Coleção de conceitos, ferramentas e práticas utilizadas na administração, planejamento e gestão de indicadores. Sem aprofundar nos tópicos, apresenta as diversas ferramentas, servindo de guia para os que desejam se especializar nos temas.

Não tem a pretensão de formar administradores ou gestores de planejamento – como guia de referência é útil aos gestores que buscam especialização no sentido de orientar o estudo aprofundado nos conceitos e práticas mais comuns. Adicionalmente interessa aos envolvidos no redesenho de processos, em relação à necessidade de alinhar os processos ao planejamento estratégico, e na interpretação das ferramentas utilizadas no planejamento para definição dos objetivos e metas que permeiam a organização.

Isoladamente não se propõe a ser o material didático de um curso – esta coleção foi especialmente desenvolvida para dar apoio em cursos de gestão comercial, gestão de projetos e processos, gestão de contratos.

5
www.gcvc.net.br

Modelo GCVC – Gestão do Ciclo de Vida dos Contratos

Adaptação dos fundamentos do CLM (Contract Lifecycle Management) à realidade brasileira, discutindo atores, processos, regras e práticas da gestão da contratação, da gestão dos contratos e da gestão de fornecedores. Adere ao que se pratica em empresas públicas, privadas e fundacionais.

No que diz respeito à gestão da contratação, é útil aos que atuam nas áreas de compras, licitações, formalização de instrumentos contratuais, etc. No que diz respeito à gestão de contratos, é útil aos gestores das áreas de negócios responsáveis por algum tipo de serviço terceirizado, aquisição seriada, consignação, etc. E no que diz respeito à gestão de fornecedores, aos envolvidos nos processos de habilitação e avaliação periódica dos parceiros comerciais.

Não tem foco jurídico: tal como o CLM, o foco se restringe na capacitação dos envolvidos para gestão dos processos de modo que o contrato seja executado da forma mais vantajosa para a empresa, procurando evitar ao máximo as demandas judiciais, atrasos nas entregas, aplicação de multas, etc.

Boa leitura !

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta