Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

A importância da enfermagem na logística hospitalar

Créditos: Shutterstock
Publicidade

A operação logística em saúde envolve diversas profissões e profissionais, todos de extrema importância para que toda a gestão flua de acordo como o planejado. Dentre estes profissionais, considero importante destacar o profissional de enfermagem, que pode atuar em diversas pontas do processo, como na coordenação de operações da base – nos centros de distribuição, nas unidades de farmácia das unidades de saúde e, por fim, na beira no leito – no ato da administração da medicação prescrita.

Considerando os estudos internacionais que revelam a média de 11% dos erros de medicação acontecendo na dispensação e até 38% no momento da administração de medicamentos, tem-se aí a tangibilização da importância de uma gestão estratégica de logística que garanta um rigoroso controle de todas as atividades envolvidas, com a devida identificação de lotes, data de validade e rastreabilidade de todo o percurso do medicamento, amparadas por tecnologia de ponta. Tais processos facilitam o dia a dia dos profissionais envolvidos em toda a cadeia até o paciente.

Da mesma forma, a boa formação, conhecimento e comprometimento destes profissionais são essenciais para o entendimento da logística de insumos e medicamentos. Sua interface em todos os caminhos de atendimento ampara e assegura todos os relacionamentos e as rotinas envolvidas para que a operação atinja resultados plenos.

Em comemoração ao Dia da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, vale parabenizar todos os profissionais dessa profissão fundamental para o cuidado da saúde de todos nós.

Mayuli Fonseca, Diretora de Novos Negócioso da UniHealth Logística Hospitalar

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta