Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

A importância da enfermagem na logística hospitalar

Publicidade

Tenho abordado com frequência sobre a importância dos investimentos em inovação, ancorados em automação. Mas todos nós sabemos que automação, sem mão de obra qualificada, se torna obsoleta. E no composto desta mão de obra, destaco hoje, Dia da Enfermagem, a atuação desta especialidade no segmento da logística hospitalar.

Na assistência, o enfermeiro toma como objeto de intervenção as necessidades de cuidado de enfermagem e tem por finalidade o cuidado integral, enquanto que no gerencial, o enfermeiro toma como objeto à organização do trabalho e os recursos humanos em enfermagem, com a finalidade de criar e implementar condições adequadas de cuidado dos pacientes e de desempenho para os trabalhadores1.

Assim, integrando diversas frentes de uma atuação multiprofissional, a enfermagem é conhecedora de diversos processos dentro dos cuidados dos pacientes e das medicações a eles prescritas, e inserido na logística, desempenha papel importante dentro das operações de armazenamento, distribuição e atendimento das legislações dos insumos junto à Anvisa, bem como no gerenciamento e atendimento direto da população nas unidades de saúde (UPAS), farmácias hospitalares e, claro, na administração do beira leito.

Em todas as esferas, são atuações de grande responsabilidade, que compreendem o cuidado com o patrimônio e a segurança, de gestores e pacientes, o qual precisou valorizar não apenas como de profissionais de suporte, mas como protagonistas essenciais no cenário da nossa saúde.

Domingos Fonseca, Presidente da UniHealth Logística Hospitalar

1 Hausmann e Peduzzi (2009)

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta