5º CONAHP debaterá “O Hospital do Futuro: O Futuro dos Hospitais”. Faça já sua inscrição → Clique aqui

Calendário da Saúde

Confira a agenda dos eventos mais importantes do setor.
Publicar meu evento

Reunião Científica sobre Dor da SBOT

Data: 15/11

Local: Goiânia/GO

Os maiores especialistas brasileiros sobre dor, suas causas e tratamento, estarão reunidos em Goiânia num evento que vai preceder o 49º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia - CBOT, marcado para novembro, no Centro de Convenções Goiânia.
“A Medicina procura vencer a dor para que os pacientes, cada vez mais longevos no Brasil, possam viver com boa qualidade de vida”, explica Sandro Reginaldo, um dos moderadores do Pré-Congresso da Dor. “Mas a função do médico não é apenas tratar a dor, que é uma consequência, mas buscar sua origem, pois ela funciona como um sinal de que algo não vai bem no organismo”, diz o especialista.
A boa notícia é que os recentes avanços, que serão apresentados e discutidos no evento, colocaram novos recursos e medicamentos à disposição dos médicos e tem aumentado muito o conhecimento sobre problemas como as dores neuropáticas e miofaciais, por exemplo. Sandro Reginaldo explica que a dor neuropática é um tipo de sensação dolorosa que ocorre em uma ou mais partes do corpo e é associada a doenças que afetam o Sistema Nervoso Central, ou seja, os nervos periféricos, a medula espinhal ou o cérebro. Já a dor miofascial se caracteriza por ‘gatilhos’, que podem ser locais onde um músculo se contrai demais, mas que, quando estimulado, provoca dor em outro ponto do corpo, isto é, a dor ‘corre’ para um outro local do organismo.
A ‘Comissão de Atuação em Dor’ da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT avisa que as inscrições para o evento já estão abertas.
Visite o site do evento