💼 HIS17 Ministro da Saúde, Ricardo Barros, confirma presença no encerramento. Emita sua credencial gratuita

Calendário da Saúde

Confira a agenda dos eventos mais importantes do setor.
Publicar meu evento

III Simpósio Transdisciplinar do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Data: 13/05

Local: Golden Tulip Paulista Plaza - Alameda Santos, 85 - Jardins, São Paulo

O diabetes e a obesidade são consideradas uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde e estão entre os maiores problemas de saúde pública do mundo. Dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) 2016, do Ministério da Saúde, mostram que o País também faz parte dessa realidade, já que a obesidade cresceu 60% em 10 anos no Brasil, tendo alcançado 18,9% em 2016. Enquanto o número de pessoas diagnosticadas com diabetes aumentou em 61,8%, passando de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016.

Com o objetivo de compartilhar informações entre especialistas da saúde sobre novos tratamentos clínicos, procedimentos e evidências científicas para essas doenças crônicas tão perigosas, o Centro de Obesidade e Diabetes realiza o III Simpósio Transdisciplinar do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, no dia 13 de maio, sábado, das 8h30 às 17h35, no Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo.

Nesta terceira edição do Simpósio, especialistas do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital discutirão diversas questões sobre as doenças, divididos em quatro módulos: Obesidade, Diabetes, Cirurgia Metabólica e Fatos e Mitos.

No primeiro, sobre Obesidade, serão abordados temas como novos fármacos, evidências cientificas sobre a medicina do estilo de vida, urgência na criação de políticas públicas que incentivem uma cultura de educação alimentar saudável e práticas regulares de exercícios e a importância de a obesidade não ser tratada como doença psicossomática.

Na segunda parte do simpósio, sobre Diabetes, alguns dos temas discutidos serão novidades e condutas de tratamentos clínicos, a importância do acompanhamento de equipe multidisciplinar, a monitorização glicêmica como aliada da dieta e contagem de carboidratos e o momento de indicação cirúrgica para o paciente descompensado.

O terceiro módulo traz como tema a Cirurgia Metabólica, intervenção do tubo digestivo, que tem como finalidade o controle do diabetes do tipo 2, com ou sem medicação através de mecanismos independentes da perda de peso. O coordenador do Centro de Obesidade e Diabetes, Dr. Ricardo Cohen, ministrará palestra sobre os efeitos metabólicos e durabilidade dos diferentes procedimentos cirúrgicos.

O último módulo apresenta fatos e mitos de alguns temas, como a cirurgia bariátrica ser a principal causadora do alcoolismo, a necessidade de medicamentos e acompanhamento do paciente após a cirurgia metabólica e qual a situação atual para a adoção de novos critérios para a indicação cirúrgica para o paciente com diabetes.
Visite o site do evento