💼 HIS17 Ministro da Saúde, Ricardo Barros, confirma presença no encerramento. Emita sua credencial gratuita

Calendário da Saúde

Confira a agenda dos eventos mais importantes do setor.
Publicar meu evento

I FÓRUM NACIONAL SOBRE MEDICINA PERSONALIZADA

Data: 15/08

Local: Auditório Antonio Carlos Magalhães, no Senado Federal.

Ampliar o acesso dos brasileiros à saúde é um dos principais desafios da agenda do País e pauta das discussões entre a sociedade civil e o Governo. Um dos caminhos abertos para a aplicação de tratamentos mais eficazes e para evitar desperdícios com diagnóstico equivocado ou aplicação de medicamentos inadequados é o da Medicina Personalizada, já considerada um divisor de águas no âmbito da saúde em todo mundo. Esse é o tema central do I Fórum Nacional sobre Medicina Personalizada organizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em Brasília, no dia 15 de agosto, das 8:00 às 17:00 horas, no Auditório Antonio Carlos Magalhães, no Senado Federal.
O objetivo do Fórum é promover uma ampla discussão sobre os avanços no campo da Medicina Personalizada e como as novas tecnologias e os estudos genéticos podem contribuir para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer. Um dos objetivos da Medicina Personalizada é o de analisar e entender as causas distintas de uma mesma doença, com sintomas semelhantes que, muitas vezes, um mesmo tratamento não traz boa resposta para diferentes pacientes.
Características genômicas específicas de cada individuo portador da doença, o tipo do medicamento utilizado e suas doses aplicadas são informações relevantes, pois já é consenso que não se pode padronizar, por exemplo, os tratamentos de certos tipos de cânceres.
O evento que acontece em Brasília, organizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com apoio das empresas AstraZeneca; MSD; Novartis e Roche discutirá políticas públicas para que o Brasil avance no campo da Medicina Personalizada, reunindo nomes de expressão das esferas governamentais, da indústria farmacêutica, das agências e associações do setor de saúde, do setor médico e da sociedade civil.

Já estão confirmadas as presenças no evento de:
Fernando Sabino: Oncologista do Hospital Santa Lúcia, Brasília/DF. Vice-presidente do LACOG/GU (Grupo Cooperativo de Oncologia da América Latina). Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Membro da Sociedade Americana de Oncologia (ASCO).

Gonzalo Vecina Neto: Médico e Mestre em Administração de Empresas na área da Saúde pela FGV. Foi Presidente da ANVISA – 1999/2003; Secretário municipal de saúde de São Paulo – 2003/2004. Superintendente Corporativo do Hospital Sírio Libanês – 2007/2016. Autor do livro Gestão Em Saúde – 2ª edição 2016.

Gustavo dos Santos Fernandes: Diretor Técnico do Centro de Oncologia - Unidade Brasília - Hospital Sírio-Libanês. Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) 2015/2017. Membro da American Society Of Clinical Oncology (ASCO).

Igor Morbeck: Oncologista. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica - Regional do Distrito Federal (2011-2013). Professor da Universidade Católica de Brasília. Oncologista Clínico Titular do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês - Unidade Brasília. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Membro Titular da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) e da Sociedade Europeia de Oncologia (ESMO). Membro Titular da Associação Internacional de Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC).

Marcelo Cruz: Oncologista Clínico, pesquisador e Postdoctoral Fellow no Develepmental Therapeutics Program Division of Hematology/Oncology, Northwestern University, Chicago – EUA. Membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida

Marlene Oliveira: Empreendedora Social e Presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, instituição brasileira que apoia e desenvolve projetos e ações voltados à humanização da saúde. A missão do Instituto é levar conhecimento para o cidadão leigo sobre a saúde em diversas esferas: informação, apoio, conscientização, prevenção e tratamento, inclusão social, quebra de paradigmas e pré-conceitos.

Renata Coudry: PhD, Coordenadora Médica do departamento de Anatomia Patológica do Hospital Sírio Libanês. Doutora em Oncologia pela Fundação Antonio Prudente e A C Camargo Cancer Center em São Paulo. Possui vasta experiência em Testes Moleculares e Anatomia Patológica.
Visite o site do evento