HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Já são +1.600 profissionais! Clique aqui

Calendário da Saúde

Confira a agenda dos eventos mais importantes do setor.
Publicar meu evento

Conferências Nacionais reúnem Prefeitas, Governadoras e Primeiras-Damas contra o câncer da mulher

Data: 10/08

Local: hotel The Capital, São Paulo, Itaim

Lideranças femininas de todo o País estarão reunidas na I Conferência Nacional de Prefeitas e Governadoras e na VII Conferência Nacional de Primeiras-Damas, que acontecem simultaneamente em São Paulo no dia 10 de agosto, no hotel The Capital São Paulo Itaim. Organizado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), o encontro busca reunir ONGs, prefeitas, governadoras e primeiras-damas municipais e estaduais para debater e apontar colaborativamente soluções locais de enfrentamento ao câncer da mulher. Vice-prefeitas e governadoras, vice-primeiras-damas, vereadoras, deputadas e secretárias de saúde estaduais e municipais também podem participar.

A participação no evento se dará através da formação de duplas de trabalho, compostas por uma liderança feminina e um representante de ONG focada no combate ao câncer de mama, ambos da mesma cidade ou estado, para que seja possível ao longo do mandato da liderança trabalhar em conjunto com a instituição regional em iniciativas de impacto contra o câncer da mulher. O encontro contará com palestras e atividades práticas que orientarão a construção de um documento com sugestão de ações a serem posteriormente desenvolvidas. As conferências pretendem evidenciar a urgência da criação e aplicação de políticas públicas e programas de saúde que garantam acesso, atendimento qualificado e tratamento ágil e condizente para o câncer da mulher.

“Teremos o apoio de consultoria estratégica em nosso encontro para auxiliar na elaboração de um documento orientador que tornará mais fácil a posterior criação de iniciativas locais pelas participantes. A partir das Conferências, esperamos que nasçam novos projetos pelo Brasil com a missão de promover o acesso de pacientes com câncer ao diagnóstico e ao tratamento”, afirma Maira Caleffi, médica mastologista e presidente voluntária da FEMAMA.

Um dos pontos de destaque nas discussões é a necessidade da notificação compulsória do câncer. No ano passado, a Federação realizou uma ação junto a suas ONGs associadas em 14 estados brasileiros para alertar deputados estaduais sobre a necessidade da adoção da medida e, em abril, a Federação entregou ao Conselho Nacional de Secretários da Saúde, o CONASS, um ofício alertando sobre a urgência dessa implantação. “A notificação compulsória é ferramenta fundamental para fazer valer os direitos já conquistados, como a Lei dos 60 Dias. A prática permite coletar informações epidemiológicas sobre o câncer, ajudando a compreender a situação da população e quais políticas públicas podem ser aplicadas para melhorar a assistência em saúde”, explica Caleffi.

As palestras abordarão questões como o empoderamento feminino, o impacto socioeconômico do câncer de mama no Brasil, o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer, especificamente em relação ao projeto de lei que pede 30 dias para a realização do diagnóstico de câncer mediante suspeita da doença e da lei que determina o início do tratamento em até 60 dias após a confirmação do diagnóstico oncológico na rede pública de saúde, e a importância da prática do registro compulsório para mensuração dos casos de câncer. Para encerrar, será realizada dinâmica para elaboração do documento orientador para iniciativas locais de combate ao câncer.

O encontro é gratuito e as vagas são limitadas, mediante inscrição através do link www.femama.org.br/conferenciasnacionais. Serão 10 vagas para duplas de trabalho, compostas por um representante de ONG e uma liderança feminina local, em cada região do país. As inscrições já estão abertas.
Visite o site do evento