✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Calendário da Saúde

Confira a agenda dos eventos mais importantes do setor.
Publicar meu evento

A CIRURGIA ROBÓTICA SERÁ TEMA DE DEBATE NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIRURGIA, EM BÚZIOS, NO RIO

Data: 18/05 até 20/05

Local: Centro de Convenções Atlântico Búzios Hotel Estrada da Usina, 294 - Morro do Humaitá, Armação dos Búzios - RJ

De 18 a 20 de maio acontece em Búzios, no Rio, o Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica. O objetivo do evento é discutir com cirurgiões gerais de várias especialidades os avanços do tratamento cirúrgico laparoscópico e as indicações da cirurgia robótica, principalmente na área da cirurgia bariátrica. Será a oportunidade de realizar troca de experiências sobre o que há de novo na cirurgia minimamente invasiva em diferentes especialidades.

Segundo Dr. Cláudio Jamel, presidente do Capítulo RJ da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva que acontece de 18 a 20 de maio em Búzios, no Rio, será oportunidade de dividir experiências com cirurgiões bariátricos, do aparelho digestivo e cirurgiões oncológicos, numa forma de união das sociedades cirúrgicas em torno do tema da cirurgia minimamente invasiva e robótica, fazendo com que a interação de todas as sociedades melhore as práticas individuais de cada um.

"Além disso, o Congresso servirá para debater as novas indicações da cirurgia bariátrica e metabólica, aprimorar o conhecimento geral das possiveis complicações, promover um debate sobre o tema da cirurgia robótica, bem como ainda o alto custo deste tipo de cirurgia, especialmente na bariátrica, informa.

Alguns destaques no evento: Guillermo Alvarez um dos mais qualificados especialistas em cirurgia bariátrica no México é presença confirmada, além do urologista Kris Meas, especialista no tratamento do cancro da próstata, rim e bexiga (uro-oncologia), no tratamento da incontinência urinária feminina e masculina e cirurgião e formador de cirurgia robótica. Mona Orady é Diretora de Educação em Cirurgia Robótica na Cleveland Clinic, nos Estados Unidos.

Eles se juntam aos palestrantes estrangeiros já confirmados: Horacio Asbun (Cirurgia Geral - USA), Harris Khwaja (Cirurgia Bariátrica - Inglaterra), Aleksandar P. Simic (Cirurgia Geral - Sérvia), Eduardo Parra D´ Avila (Cirurgia Geral - USA), Salvador Morales Conde (Cirurgia Geral - Espanha) e René Adam (Cirurgia Geral - França).

Segundo o Prof. Delta Madureira, Presidente do Congresso, este ano o evento vai reunir várias Sociedades que realizam cirurgias laparoscópica e robótica, como a cirurgia geral, bariátrica, oncológica, urológica e ginecológica. "O objetivo é mostrar a tendência atual para a cirurgia minimamente invasiva nestas áreas. Por isto, convidamos renomados professores estrangeiros e brasileiros que estarão conosco no evento, que passou a ser internacional, além de contar com médicos de todo o país", destaca.

Reunião internacional

Pela primeira vez na América do Sul será realizado um Simpósio presencial do IBC (International Bariatric Club) que é a maior rede colaborativa médica do mundo no Facebook com 3950 cirurgiões que interagem para ajuda mútua. "Este será o primeiro evento internacional à ser organizado pelo Capítulo RJ da SBCBM e que contará com a presença de um de seus fundadores: Haris Khwaja, do Reino Unido". O tema da palestra será "O cirurgião no século XXI", dando enfoque na principal ferramenta que são os óculos de realidade virtual, tecnologia esta que já está disponível no Brasil. Para este treinamento é instalada uma câmera 360 graus em HD na sala cirúrgica e o aluno, com o auxílio dessa tecnologia, “entra “ na sala através de uma conexão de banda larga e interage com seu tutor, ainda que esteja a milhares de quilômetros da sala de cirurgia.
Visite o site do evento