5º CONAHP debaterá “O Hospital do Futuro: O Futuro dos Hospitais”. Faça já sua inscrição → Clique aqui

Calendário da Saúde

Confira a agenda dos eventos mais importantes do setor.
Publicar meu evento

ADJ Diabetes Brasil promove campanha de prevenção do diabetes na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM e Audiência Pública na ALESP

Data: 13/11

Local: Estação Palmeiras-Barra Funda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)

O Brasil já conta com cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes, 106.600 mortes por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. De acordo com um estudo da USP publicado em 2014, 77% das pessoas com diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento, o que reflete em mais de R$92 milhões de gastos do governo com complicações da condição. Para sensibilizar o maior número de pessoas a realizarem o teste de glicemia e a prevenirem as complicações, a ADJ Diabetes Brasil promoverá algumas iniciativas, entre elas uma campanha de prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2, na Estação Palmeiras-Barra Funda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), no dia 13 de novembro.

Após a realização do teste de glicemia, que será realizado entre 9h e 17h, as pessoas com resultados alterados, acima de 99mg/dL (jejum) e de 140mg/dL (2 horas após refeição ou aleatório) são encaminhadas para o balcão de orientação no próprio evento e recebem informações básicas sobre o diabetes e orientadas a procurar um serviço de saúde. Será oferecido o apoio educacional gratuito da ADJ a todos os que necessitarem.
Três dias antes, ou seja, no dia 10 de novembro, às 14h, haverá a audiência pública Retinopatia Diabética: a saúde dos seus olhos depende do controle do diabetes, que ocorrerá no auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Neste dia haverá também teste de glicemia e orientação do diabetes a todos que participarem do evento. Com a parceria da Retina Brasil, a ideia é chamar a atenção para a dificuldade do diagnóstico e das complicações do diabetes.

No dia Mundial do Diabetes, celebrado mundialmente em 14 de novembro, a ADJ fará um circuito com informações e dinâmica sobre atividade física na Marquise do Parque do Ibirapuera, entre 10h e 16h, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes.
No mesmo dia, às 19h, alinhado com o tema da Federação Internacional de Diabetes: “A Mulher e o Diabetes: Nosso Direito a um Futuro Melhor”, a ADJ promoverá Mulheres e Diabetes – Juntas Somos Mais Fortes, um encontro com histórias de vida apresentadas no formato talk, com sete mulheres com diabetes. O evento acontecerá no Museu da Imagem e do Som (MIS), com o objetivo de dar voz às mulheres e trazer à tona os diferentes desafios, realidades e representações daquelas, que convivem com o diabetes para desmistificar e quebrar paradigmas, dando voz a cada uma das protagonistas.

As ações terão envolvimento da equipe de colaboradores da ADJ e de voluntários. O intuito é promover aumento da consciência do diabetes, para que as pessoas se atentem à causa e possam prevenir a condição como também possíveis complicações de quem ainda não foi diagnosticado, ou se a condição já é pré-existente, alertar sobre os riscos de um mau controle do diabetes.
Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Federação Internacional do Diabetes das Regiões das Américas Central e do Sul , e patrocínio das empresas: Astrazeneca, BD, Boehringer, Johnson, Lilly, Libbs, Merck Novartis, Novo Nordisk.
Visite o site do evento