HIS17 É hora de mudar a saúde! Faça como seus colegas, participe do HIS. Quero participar da mudança

Calendário da Saúde

Confira a agenda dos eventos mais importantes do setor.
Publicar meu evento

1o. Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica

Data: 18/05 até 20/05

Local: Hotel Atlântico Buzios

Com objetivo de discutir com cirurgiões gerais de várias especialidades os avanços do tratamento cirúrgico minimamente invasivo e debater o tema da cirurgia robótica, principalmente na área da cirurgia bariátrica, será realizado em Búzios, de 18 a 20 de maio de 2017, o 1o. Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica.

Será a oportunidade de realizar troca de experiências sobre o que há de novo na cirurgia minimamente invasiva em diferentes especialidades.

O evento é organizado pelos Capítulos RJ, MG e ES da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL), pelos Capítulos RJ da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). Além disso contará com o apoio das Sociedades de Urologia, Cirurgia Torácica e Ginecologia do Rio de Janeiro.

Integração - Segundo o Prof. Delta Madureira, Presidente do Congresso, este ano o evento vai reunir várias Sociedades que realizam cirurgias laparoscópica e robótica, como a cirurgia geral, bariátrica, oncológica, urológica e ginecológica. "O objetivo é mostrar a tendência atual para a cirurgia minimamente invasiva nestas áreas. Por isto, convidamos renomados professores estrangeiros e brasileiros que estarão conosco no evento, que passou a ser internacional, além de contar com médicos de todo o país", destaca.

Educação Continuada - O presidente da Sobracil, Dr. Armando Melani, informa que um dos principais objetivos do evento é a Educação Médica Continuada, uma vez que será a oportunidade de debater e realizar troca com vários especialistas, além de acompanhar casos, saber sobre novas tecnologias, tendências e novidades. "A importância do evento é o fato de estarmos juntos com outras Sociedades, principalmente da bariátrica, que é uma especialidade bem consolidada. Além de debater tecnologias e observar se existe espaço para essas novas técnicas dentro de um ambiente científico de alto nível, tirarmos nossas próprias conclusões e levarmos para a prática clínica diária", ressalta.

Reunião internacional - Pela primeira vez na América do Sul será realizado um Simpósio presencial do IBC (International Bariatric Club) que é a maior rede colaborativa médica do mundo no Facebook , que conta com 3950 cirurgiões que interagem no Facebook para ajuda mútua e, sempre que possível, organizam eventos presenciais, como este que será realizado em Búzios. "Este será o primeiro evento internacional à ser organizado pelo Capítulo RJ da SBCBM e que contará com a presença de um de seus fundadores: Haris Khwaja, do Reino Unido", informa Dr. Antonio Claudio Jamel, presidente do Capítulo RJ.

O cirurgião no século XXI - A palestra do Dr Haris Khwaja ( UK) será sobre o "Treinamento do cirurgião no século XXI", dando enfoque na principal ferramenta que são os óculos de realidade virtual, tecnologia esta que já está disponível no Brasil. Para este treinamento é instalada uma câmera 360 graus em HD na sala cirúrgica e o aluno, com o auxílio dessa tecnologia, “entra “ na sala através de uma conexão de banda larga e interage com seu tutor, ainda que esteja a milhares de quilômetros da sala de cirurgia. "Trata-se de uma revolução!" enfatiza Dr. Claudio Jamel, presidente do Capítulo RJ da SBCBM.
Troca de experiências - Segundo Dr. Jamel o Congresso será oportunidade de dividir experiências com cirurgiões bariátricos, do aparelho digestivo e cirurgiões oncológicos, numa forma de união das sociedades cirúrgicas em torno do tema da cirurgia minimamente invasiva e robótica, fazendo com que a interação de todas as sociedades melhore as práticas individuais de cada uma. "Além disso, o Congresso servirá para debater as novas indicações da cirurgia bariátrica e metabólica, aprimorar o conhecimento geral das possiveis complicações, promover um debate sobre o tema da cirurgia robótica, bem como ainda o alto custo deste tipo de cirurgia, especialmente na bariátrica", ressalta.
Troca de conhecimentos - Para o Dr. Fábio Viegas, Vice Presidente Societário da SBCBM, a razão de realizar um Congresso numa época de mídia digital e comunicação online é o fator humano. Segundo ele, nada substitui o "olho no olho", "sentir a experiência" que cada um traz em sua vida profissional.

"Por isso me encantou ajudar a organizar um Congresso que irá reunir vários especialistas, várias sociedades e várias experiências. Búzios 2017 se resumirá em troca, em contato, em ouvir e em sentir. Vamos brindar Búzios 2017 e comemorar a presença da amizade, da troca do conhecimento científico e do calor humano", conclui.
O Congresso contará também com a presença do cirurgião mexicano Guillermo Alvarez, um dos mais experientes cirurgiões bariátricos do México, além de outros renomados convidados internacionais.