Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Eventos para hospitalistas geram oportunidades e networking

Publicidade

Com início em 6 de março, ocorrerá o mais importante evento mundial para hospitalistas. Este ano o encontro anual da Society of Hospital Medicine será em San Diego, e conta em alguns momentos com 10 salas de atividades simultâneas – programação para todos os gostos, de temas clínicos a questões envolvendo gestão do modelo, qualidade e segurança do paciente.

No primeiro painel após a abertura solene, sobre Hospital Medicine on the Leading Edge, haverá participação de Ron Greeno, que será atração também em evento no Brasil em abril. Robert Wachter, considerado o grande pioneiro, fará o encerramento no dia 9, celebrando aniversário de 20 anos dos hospitalistas norte-americanos.

Convido todos os brasileiros que lá estiverem a participar de Special Interest Fórum – International Hospital Medicine, que tenho o prazer de organizar há alguns anos com Efren Manjarrez, da Universidade de Miami, e outros colaboradores. Deste networking específico surgiu recente matéria do The Hospitalist intitulada Hospital Medicine Flourishing Around the World, na qual são apresentadas experiências com hospitalistas mundo afora, e tive a satisfação de contribuir com descrição do movimento em nosso país. 

Eu chegarei ao Brasil retornando de San Diego e irei diretamente para outro evento, sobre área fundamental para hospitalistas. Será o I Simpósio Mineiro de Segurança em Saúde, organizado pelo colega Breno Figueiredo Gomes, de Belo Horizonte, em parceria com Alfredo Guarischi, do tradicional evento Safety. Contribuirei com o tema: Hospitalistas e Segurança do Paciente.

Já em abril, dias 7 e 8, em São Paulo, haverá o Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente. Com o Movimento Hospitalista de Futuro, pude contribuir com a vinda de 5 palestrantes internacionais. Minha maior felicidade nesta iniciativa é ter conseguido trazer novamente ao Brasil Jeanne Huddleston, que veio para um evento que protagonizei em 2008 e, nos que organizei adiante deste, sempre tentei o seu retorno, até então sem sucesso.  

Jeanne Huddleston é médica da Clínica Mayo. Foi fundadora do programa de Medicina Hospitalar da Mayo Clinic, Rochester, Minn. Atuou como hospitalista alguns anos, época em que destacou-se como presidente da Society of Hospital Medicine. Fundou e liderou o comitê de revisão de óbitos da Mayo por 12 anos. Com mestrado em engenharia industrial, tornou-se diretora médica do Mayo Clinic’s Healthcare Systems Engineering Program, parte integrante do ROBERT D. AND PATRICIA E. KERN CENTER FOR THE SCIENCE OF HEALTH CARE DELIVERYObteve ainda Lean Six Sigma Black Belt e é palestrante recebida no mundo inteiro para eventos de qualidade e segurança do paciente. 

Destaco ainda Ron Greeno, mencionado acima como palestrante do Annual Meeting da SHM 2016, e que estará conosco em São Paulo. É Chief Strategy Officer na IPC Healthcare, depois de uma longa carreira como hospitalista. Fundador da Cogent Healthcare, onde criou e aprimorou o modelo usado pela companhia para gerenciamento de mais de 1000 hospitalistas em rede nacional. É considerado um dos grandes pioneiros em Medicina Hospitalar, foi membro fundador da Society of Hospital Medicine. Está entre os 18 no mundo com designação de Master in Hospital Medicine e será o primeiro nesta condição a palestrar no Brasil. Foi autor de mais de 30 artigos ou capítulos de livros sobre o modelo hospitalista e já foi palestrante em eventos da Society of Hospital Medicine, Institute for Healthcare Improvement, American College of Healthcare Executives, American College of Physician Executives, American Association of Health Plans, entre outros. Consta no corpo editorial do Today’s Hospitalist e do Hospitalist Leadership Advisor. Já recebeu o SHM Award for Outstanding Service in Hospital Medicine e constou 3 vezes em “50 Most Powerful Physician Executives in Healthcare” – o primeiro hospitalista nos EUA a aparecer na prestigiosa lista da Modern Healthcare.  

Por fim, será apresentado no Brasil pela primeira vez o modelo canadense com hospitalistas. Será com participação de Vandad Yousefi, hospitalista que atuou inicialmente em Toronto e que, a partir de 2012, foi para Vancouver. Em 2008, tornou-se membro do Medical Advisory Committee of Lakeridge Health. Nesta posição, foi responsável por desenvolver, implantar ou aprimorar iniciativas diversas de melhoria da qualidade, tornando-se Department Chief and Medical Director for Quality, Safety and Patient Experience. Fundou ainda a Ontario Physician Quality Network durante este período. Em Vancouver, seguiu envolvido com qualidade e segurança, e tornou-se líder médico para melhoria da qualidade em tromboembolismo venoso no British Columbia Patient Safety & Quality Council. É co-fundador e CEO da Hospitalist Consulting Solutions.

Permanecendo em dúvida não hesite, teste os 3 eventos. Inscrições abertas!

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta