💼 HIS17 Ministro da Saúde, Ricardo Barros, confirma presença no encerramento. Emita sua credencial gratuita

Referências da Saúde / Top Hospitalar

Referências da Saúde é um estudo realizado em parceria com a PwC que tem como objetivo retratar e destacar o grau de maturidade da gestão de negócios, entre as instituições prestadoras de serviços e fontes pagadoras – hospitais, empresas de home care, centros de diagnóstico e operadoras de planos de saúde.

Top Hospitalar é um prêmio top of mind que reconhece os principais líderes da indústria de saúde, através da percepção dos respondentes do estudo Referências da Saúde.

O objetivo do estudo Referências da Saúde é avaliar cada segmento em cinco diferentes pilares: gestão administrativo-financeira; gestão de pessoas, gestão de tecnologia da informação, qualidade assistencial e governança corporativa.

 

Participe do estudo

Para participar, a empresa preenche um questionário que compõe a parte quantitativa do estudo. Após esta etapa, ela relata um caso de sucesso que esteja alinhado a algum dos pilares do estudo. Os pilares do estudo são: gestão de pessoas, gestão administrativo financeira, governança corporativa, gestão de tecnologia da informação e qualidade assistencial e segurança do paciente. Cada empresa participante pode inscrever até três cases, sendo que os projetos devem estar em pilares diferentes.

Ao fim da coleta, os casos de sucesso passam por análise de comitê julgador formado pelo time da Live Healthcare Media e especialistas do setor da saúde. Posteriormente, é desenvolvida uma análise que considera as notas dos melhores cases inscritos. Desta forma, chegamos aos nome dos homenageados do estudo Referências da Saúde.

Quem pode participar: hospitais, operadoras de saúde, seguradoras de saúde, cooperativas médicas, autogestões, laboratórios de medicina diagnóstica e empresas de home care.

Para participar, responda o questionário em: http://lp.saudebusiness.com/referencias-saude

A participação no estudo é totalmente gratuita, voluntária e deve ser feita como pessoa jurídica. Convidamos prestadores de serviço de todo o Brasil e divulgamos no portal Saúde Business o período de inscrições, regras de participação e metodologia do estudo. Ao inscrever a instituição, o responsável pelo preenchimento se responsabiliza pelos dados fornecidos.

O questionário é online e é dividido em duas partes: a primeira, obrigatória,  verifica a estrutura e maturidade da gestão por meio de questionário estruturado e a segunda contempla um roteiro de perguntas abertas para descrição de caso real de sucesso já implementado e com resultados. As instituições podem inscrever até três cases, desde que em pilares diferentes.

Critérios de avaliação dos cases

  • Propósito
  • Diagnóstico X Solução projetada
  • Execução
  • Benefícios apurados
  • Inovação

Para cada um dos critérios, o comitê avaliador atribui uma nota de 01 (ruim) a 05 (excelente). Cada case passa por dois a três leitores diferentes do comitê, sem identificação da empresa participante. Posteriormente, as notas atribuídas são somadas e calculamos as médias conforme o número de leituras que o case teve. Os cases são ranqueados por pilar de avaliação. São selecionados para divulgação os oito cases por pilar, distribuídos proporcionalmente pelos segmentos participantes de maneira que represente a amostra. Em 2015, 50% dos participantes eram do segmento hospitalar, de forma que 4 cases por pilar são de hospitais. Em caso de empate, ambos os cases são selecionados para a lista, mesmo ultrapassando o limite pré-estabelecido de 8 cases.

Cada empresa pode ter até 2 cases selecionados para homenagem. Caso os 3 cases inscritos alcancem a nota de corte, o case com a menor nota não será selecionado.

Pilares:

  1. Gestão administrativo financeira – Iniciativas que melhoraram processos e que geraram bons resultados administrativos ou financeiros
  2. Governança corporativa – Projetos que disseminam as diretrizes e mecanismos para boas práticas de governança
  3. Gestão de pessoas – Cases que mostram boas práticas de recursos humanos
  4. Gestão de tecnologia da informação – Projetos que focam a TI como meio fundamental para a aceleração de resultados
  5. Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente – Projetos que disseminam boas práticas de Qualidade Assistencial, gerando bons resultados para a instituição.

Resultados:

A divulgação dos homenageados para todo o país ocorrerá no Healthcare Innovation Show, nos dias 25 e 26 de outubro de 2017 e no Portal Saúde Business.

 

Informações sobre o estudo:
Janaína Cruz
janaina@livehcm.com
(11) 3728-9256

Para participar, responda o questionário em: http://lp.saudebusiness.com/referencias-saude

Prazo de inscrição e submissão de cases:

Até 15 de setembro de 2017

Regulamento para hospitais:

Associações, redes ou Grupos Hospitalares podem participar tanto como rede como por unidade do grupo. Importante é deixar no questionário se as informações pertencem ao grupo ou à unidade do projeto que será inscrito.

Em casos de grupos que tenham empresas de medicina de grupo, autogestão ou seguradoras, vamos considerar os questionários individuais categoria, assim os hospitais de operadoras de planos de planos de saúde devem se inscrever no estudo como hospitais.

Regulamento para empresas de homecare:

Serão validados os questionários de empresas que prestem serviços de home care e não intermediários /fornecedores de produtos e serviços para home care.

Regulamento para centros de diagnóstico:

Deixar claro na inscrição se o projeto contemplou todas as unidades do grupo.

Sobre os projetos/Casos de sucesso:

Cada empresa pode inscrever até três cases, sendo que os projetos devem estar em pilares diferentes. Por exemplo, uma companhia poderia inscrever um projeto de Gestão de Pessoas, outro em TI e um terceiro em Governança Corporativa, mas não dois em Gestão de TI. (Ver metodologia)