Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Estratégia empresarial e espaço físico

Publicidade

As instituições fornecedoras de serviços de saúde estão permanentemente decidindo e agindo com base no que produzem! e para quem produzem! Em um determinado momento, procurando definir sua trajetória futura a partir de serviços que são demandados pelos consumidores.
Nos estabelecimentos de saúde em plena operação e instalados em uma edificação com setores físicos e compartimentos organizados para a operação atual, os dirigentes terão para definir estratégias duas distintas vertentes a decidir e que envolvem diretamente o espaço físico: aumentar o volume de serviços prestados ou implantar novos serviços.
Os eventos que compõem os processos assistenciais ocupam cada um os espaços adequados às atividades que compõem a cadeia de valor, de acordo com parâmetros de produção com qualidade, em um determinado período de tempo.
Duas alternativas para aumento da produção: extensão no tempo da atividade em curso ocupando os espaços em uso, ou geração de mais espaços nem sempre possível no mesmo setor ou edifício existente.
Compete para uma decisão mais solida e viável realizar um estudo detalhado do conjunto dos setores em funcionamento verificando da possibilidade de serem propostos remanejamentos e adequações no arcabouço de edifício.
Estas análises e proposituras deverão envolver Arquitetos que analisarão com os operadores o posicionamento dos setores no complexo, o fluxo dos processos, as áreas, procurando alternativas que tragam fluidez na operação e evitando desperdícios de tempo e esforço humano.
O trabalho envolverá concomitantemente a contribuição dos Engenheiros Civis que terão como tarefa examinar da viabilidade técnica e financeira de execução das alternativas propostas pelos Arquitetos e Dirigentes.
A escolha da alternativa que apresente a melhor fluidez operacional deverá ser embasada por um ?Plano de Negócio?, onde a relação Custo x Benefício apontará a viabilidade ? ou não!!! ? da iniciativa.
A compreensão das funções do espaço físico instalado em uma edificação que abriga um negócio é conhecimento fundamental para subsidiar decisões estratégicas.
Os dirigentes necessitam dispor de indicadores que apontem a ?capacidade de produção de serviços?, a partir do recurso físico atualmente instalado, como informação fundamental para definição e constante revisão da Estratégia Empresarial.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta