Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Entendendo as Manifestações

Publicidade

Estamos todos admirando, discordando, concordando e reclamando das manifestações.

Ouvindo os comentaristas políticos, os próprios políticos, sociólogos, jornalistas e todos que se manifestam nos diversos tipos de mídias acho que todos estão de acordo somente em uma coisa: não estamos acostumados a ver manifestações assim e temos dificuldade em entender ?de pronto? o que está acontecendo … vai demorar um pouco para ?cair a ficha?.

Escutei em uma rádio uma pessoa comum dando sua opinião (não tenho o nome), e o comentário foi muito interessante para mim: ?eles não tem com quem reclamar e é a única forma de demonstrar sua insatisfação?.

Se pensarmos um pouco é a pura verdade: nosso sistema social eliminou todos os canais efetivos para reclamar nossos direitos !

Temos tanta coisa para reclamar mas desistimos porque toda vez que nos dispusemos a fazer isso ?acabou não dando em nada?.

Recentemente reclamei em uma operadora de telefonia e não adiantou. Recorri à ouvidoria da operadora ?e nada?. Fiz então um registro na Anatel que me direcionou para o próprio canal da operadora ? ?nada novamente?. Indignado reclamei na minha emissora de rádio preferida … e funcionou: a operadora me ligou e atendeu a reclamação que os ?canais normais? se recusaram a atender. Nenhuma rádio consegue intermediar as reclamações de toda a população: fui um mero privilegiado em ter meu caso exposto, e se não tivesse não teria com que ficar insatisfeito com a rádio: a função dela não é essa ? o que ela fez por  mim foi algo além do que se poderia esperar que fizesse.

Também recentemente reclamei na ouvidoria do provedor de serviços de datacenter da minha empresa, após ficar dias sem conseguir acessar os relatórios de acesso à nossa home page sem que o suporte técnico resolvesse. Após 7 dias a ouvidoria enviou um email se desculpando e informando que estão trabalhando para melhorar os serviços. Uma empresa de Internet que só tem canal eletrônico de contato demora 7 dias para responder que tem problema, e não resolve o problema: eles perderam diversos dias de histórico de navegação !!! … devo reclamar para quem ?

Isso acontece em todos os canais e agencias reguladoras que foram criadas com o objetivo de defender os clientes, mas se tornaram apenas um instrumento burocrático para produzir estatísticas de reclamação.

Não é diferente na saúde. Já comentei neste blog que fiz reclamações de operadoras de plano de saúde na ANS: uma demorou meses para que a ANS enviasse uma carta dizendo que não havia dados suficientes para analisar, e mais outros meses para dizer que a operadora estava correta (desisti de recorrer ?do julgamento?) e a outra já perdi a esperança de que terei alguma resposta porque já se passou mais de ano sem qualquer contato.

Aquele anônimo da entrevista do rádio sintetizou um cenário que não tem nenhuma chance de ser revertido: o cliente está cada vez mais isolado, sem mecanismos para recorrer quando seus direitos são feridos por empresas gigantes que dominam o país ? e talvez por isso esta nova forma de manifestação possa se tornar cada vez mais recorrente.

Temos aqui comentado sobre a iminente falência da saúde suplementar no Brasil:

  • Cada vez mais tempo para poder agendar uma simples consulta médica;
  • Cada vez mais burocracia e tempo para conseguir autorização para um procedimento;
  • Cada vez mais ?diferença particular? para pagar nas internações (aquilo que o plano não cobre, ou que temos que pagar diretamente para o médico, se quiser ser atendido por um de confiança).

A passagem de ônibus em São Paulo subiu 6 %. Como Prefeitura e Governo do Estado não tinham mecanismos realmente adequados para acolher reclamação, um movimento levou milhares de pessoas às ruas … mesmo fazendo anos que a tarifa não era majorada.

Acabei de receber um comunicado do meu plano de saúde informando que a mensalidade será majorada em 14,18 % … e aumenta todo ano, autorizada pela ANS.

Para quem os segurados de plano de saúde podem reclamar sobre aumento se são autorizados pela própria agencia que teria sido criada para defender os interesses da população ?

E quando a gente comenta que a ANS deveria ser quebrada em 2, uma para regular a relação operadora x serviço de saúde, e outra para defender os segurados ainda tem gente que critica !!!!!

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta