Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Enio Salu lança livro “Administração Hospitalar no Brasil”

Publicidade

O blogueiro do Saúde Web Enio Salu vai lançar no dia 27 de setembro de 2012 o livro Administração Hospitalar no Brasil, da editora Manole. Com linguagem didática, a publicação é apropriada para quem está cursando administração hospitalar em graduação, especialização ou pós.
O foco não é gestão e, sim, administração, trata de indicadores e discute análises de produtividade e rentabilidade. O foco maior está em como o hospital se enquadra na atenção primária, secundária e terciária, como se insere no contexto da saúde pública e da saúde suplementar, como são feitos e executados os contratos e, principalmente, quais são as principais áreas hospitalares, seus processos e sistemas.
De acordo com Salu, o conteúdo é todo baseado em sua experiência prática de quase 20 anos atuando em hospitais privados, públicos e públicos com porta 2.
“O que tem de mais inovador em relação aos que conheço são os capítulos que discutem técnicas de produtividade, motivação, atitudes comportamentais, atendimento humanizado e qualidade, mas com foco no cliente. A minha motivação para escrever o livro foi a de registrar o que aprendi de administração com uma linguagem que as pessoas com quem convivo são familiarizados: aqueles que realmente trabalham em hospitais, tanto os assistenciais (médicos, enfermagem, fisio, nutrição, etc.), quanto os de apoio (higiene, administrativos, engenheiros, etc.)”, completa.
A Diretora da Redação da IT Mídia, Stela Lachtermacher, escreve sua percepção do livro: “Já na introdução o livro escrito por Enio Salu chama atenção ao descrever o hospital como uma empresa ao mesmo tempo complexa e fascinante. Esta afirmação nos leva a algumas reflexões. A primeira delas, eu diria, é de olhar o hospital como uma corporação. Comum para quem é da área de Saúde, este pensamento está sempre muito distante quando nos relacionamos com hospitais enquanto ?pessoas físicas?, como menciona o autor quando fala de uma empresa com a qual mantemos contato em momentos marcantes de nossas vidas. Ao falar dos hospitais como centros de conflitos de interesses de profissionais assistenciais de diversas formações, da população, da indústria de insumos, das farmacêuticas e das fontes pagadoras e reguladoras, Enio lembra que trata-se de uma empresa que vende um produto que ninguém quer comprar. E ?Administração Hospitalar no Brasil? vai muito além destas reflexões trazendo os bastidores dos hospitais e um amplo panorama da Saude no País em um documento único para todos aqueles hoje ligados ao setor ou que pretendem fazer parte dele. A clareza do texto, o didatismo e a riqueza de detalhes são próprios de Enio Salu que traz para este livro a vivência adquirida ao longo de uma ampla e variada experiência profissional conduzida sempre de forma ética e colaborativa”.
Serviço:
Data: 27 de setembro de 2012
Horário: 19h
Local: Livraria Saraiva – Shopping Eldorado
Endereço: Av. Rebouças, 3.970. Pinheiros – São Paulo.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta