Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

É muita informação

Publicidade

Um emaranhado de informações, que não para de aumentar a cada instante, dentro de um sistema de saúde sobreposto, que ainda não tem delimitado as áreas pública e privada. Nesta edição, caro leitor, você conhecerá os desafios e iniciativas para elucidar e transformar a questão do público e privado no Brasil. E como isso está inteiramente relacionado com a questão do volume de informações.
Fazemos isso, primeiramente, com a entrevista do professor e pesquisador da USP, Mário Scheffer. Ele conta como o subfinanciamento do SUS contribui para a falta de acesso da população à saúde e, consequentemente, para o aumento no segmento suplementar, o que, segundo ele, não atende às expectativas. Neste caso, os dados abordados, inclusive apontando a divisão de recursos, mostram como o nosso sistema de saúde é financiado de diferentes e repetidas formas.
No IT Mídia Debate mostramos os desafios do trânsito das informações dos pacientes entre o público e o privado e nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Temos algumas iniciativas, mas o momento em que o paciente terá seu registro único trafegando entre sistemas parece longínquo.
Na reportagem sobre tecnologia, contamos como um grande volume de informações pode ser analisado, dentro do conceito de Big Data e como há ainda muita resistência à tecnologia por parte do médico e também do paciente.
As próximas páginas ainda mostram a expansão e o crescimento do setor de saúde tanto na indústria quanto nos prestadores de serviços. Ou seja, nosso desafio é grande. Vivemos em um sistema duplicado que não para de se expandir, não conseguimos ainda unificar essas informações e nitidamente ainda temos certa resistência à tecnologia. Resumindo, nos parece uma corrida onde a largada foi queimada e estaremos sempre atrás. É, realmente, muita informação e esse assunto ainda será muito abordado, discutido e questionado por esta revista.
Boa leitura!

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta