Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

E demos a largada para o controle total dos medicamentos no Brasil!

Publicidade

Começo 2014 repercutindo a boa notícia para a área da saúde que comentei no final do ano. No próximo dia 23, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária promove uma audiência pública para discutir o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, que vai rastrear os remédios vendidos no Brasil. A proposta é captar informações para o funcionamento do comitê técnico que será responsável pelo programa. Apesar de tratar-se de um processo longo, serão três anos até que tudo esteja implantado, a iniciativa é essencial para a segurança do paciente dentro do nosso sistema de saúde.

O mais importante é verificarmos se esse projeto realmente representa um caminho para o controle total dos remédios no Brasil, para um avanço que faça com que o consumidor tenha 100% de confiança no produto que utiliza. Isso só será possível quando o mesmo código bidimensional estiver registrado não só nas embalagens secundárias mas também em todas as embalagens primárias. Então o usuário de medicamento terá em cada drágea, de cada blister, dados como números de lote e do registro na Anvisa e a data de validade.

O Sistema Nacional de Controle de Medicamentos é o primeiro passo para que esse mesmo rastreamento chegue também aos hospitais. Assim como esse programa da Anvisa promete combater o contrabando, o roubo de cargas e falsificações, o rastreamento hospitalar é a grande arma contra o erro de medicação e erro médico. É a garantia de que o paciente receberá o remédio certo, no horário prescrito e pela via certa, certificando o tratamento adequado, sem deixar brechas para possíveis falhas. Hoje, poucas instituições de saúde conseguem realizar essa rastreabilidade com efetividade, o que coloca em grande risco a segurança dos pacientes internados. A expectativa é que o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos aumente seu escopo em um futuro muito próximo para abranger também as prestadoras de serviço de saúde como um todo.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta