Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Dia do Hospital: é preciso cuidar melhor da saúde das instituições

Publicidade

Neste dia em que é celebrado o Dia do Hospital, gostaria de escrever algo que nos fizesse realmente comemorar. Porém, nosso sistema e seus constantes problemas, não nos dão muita margem para tal. Especificamente no âmbito das instituições, fico triste ao ver dados divulgados pela Associação Nacional de Hospitais Particulares (Anahp), e que revelam que dos R$ 450 bilhões gastos com saúde em 2015, 20% foram desperdiçados, frutos do uso exagerado de recursos, de falhas na prestação de serviço e na formação de preços, e fraudes.

Paralelamente, medicamentos, materiais e insumos hospitalares foram responsáveis por 45% de tudo o que entrou no caixa das instituições privadas de saúde – com grande aumento de custos.  A solução? Gestão profissional e especializada.

Customizar processos, aproveitar ao máximo os espaços, capacitar pessoas e, sempre que possível, terceirizar inteligências para quem é do core business de atividades estratégicas e fundamentais para a instituição, aumenta a eficiência de todas as áreas.

Tendo em consideração os altos custos envolvidos na cadeia de suprimentos e o notório desperdício e desvios envolvidos em seu segmento, a logística hospitalar apoiada em automação e processos especializados, se faz essencial para o devido mapeamento das demandas, rotinas, necessidades e atores envolvidos em cada etapa de suas operações.

O ditado “sabendo usar, não vai faltar” pode aqui ser aperfeiçoado como “sabendo quanto, quando e em quem usar, não vai faltar”. Esperamos que possamos avançar neste conceito e no próximo ano, enfim, celebrar de fato, esta temática.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta