Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Cuidado com a saúde mental dos seus colaboradores

Publicidade

Usar a mente de forma adequada tem uma relação direta com a nossa saúde mental. E isso vale para o uso que damos a ela na vida pessoal e no trabalho. É importante observar como (e para que) a mente está sendo usada dentro das empresas.

Estou impressionado com o grau de sofrimento psíquico que vejo dentro da maioria das empresas, onde os conflitos, as disputas e o medo (de perder poder, posição, emprego, de ser incompetente, etc.) estão cada vez mais presentes. Muitas pessoas estão bastante desequilibradas, algumas inclusive tendo graves desequilíbrios.

Recentemente acompanhei o caso de uma empresa do setor de saúde que, depois de mudar a sua política comercial, teve que desligar uma de suas colaboradoras devido a uma síndrome do pânico. E este não é um caso único.

Às vezes precisamos ver uma pesquisa reafirmar o óbvio para prestarmos atenção. Um estudo realizado na Austrália e publicado na revista ?Occupational and Environmental Medicine? há alguns meses, onde foram analisados dados de mais de sete mil pessoas, em idade produtiva, mostrou que pessoas desempregadas têm uma saúde mental pior do que aqueles estavam empregados. Esse fato não surpreendeu os investigadores. Entretanto, eles também verificaram no estudo que ter um trabalho temporário, precário ou mal remunerado pode prejudicar a saúde mental tanto quanto não ter emprego.

Ou seja, ?as pessoas que tinham trabalhos de pior qualidade experimentaram uma maior deterioração da saúde mental ao longo do tempo. Os investigadores encontraram uma relação direta entre o número de condições de trabalho desfavoráveis e a saúde mental, já que, por cada aspecto negativo adicional do trabalho reduzia a pontuação de saúde mental do indivíduo.?

De forma resumida, os autores concluiram que os trabalhos muito exigentes que dão às pessoas pouco controle, com pouco apoio ou baixos salários, não são bons para a saúde.

E você, o que está fazendo em relação a este tema? Que condições você está dando para os seus colaboradores? Você sabe analisar este assunto? E, sem ofensas, como está a sua saúde mental? Lembre-se que vale a pena cuidar dela e da dos que trabalham contigo… Isso porque nem abordamos sobre seu impacto na produtividade, liderança, criatividade, engajamento etc.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta