Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Como as ferramentas de crowdfunding mudaram o trabalho dos VC’s?

Publicidade

Muitas inovações da era da internet acabam modificando comportamentos bem-sucedidos e tradicionais. Já mudamos a forma de ouvir música, de chamar táxi, de fazer compras e, aparentemente, o crowdfunding chegou para mudar o mundo do venture capital.

Muitas startups e pequenos negócios recorrem aos sites existentes para suas campanhas de financiamento, tornando as plataformas bastante férteis para inovação e, por que não, teste de mercado. Lidar com o público final e ter a aprovação – de fato – dele com investimento torna este tipo de investimento bastante interessante para o processo de desenvolvimento do produto.

Vendo isso, os venture capitalists estão utilizando as plataformas de crowdfunding para validar um negócio e checar se vale a pena gastar tempo naquele negócio. Devido às restrições de tempo, muitos VC’s acreditam que usar as ferramentas pode ser uma estratégia valiosa e que poupa o tempo e o investimento em negócios ruins.

É comum que os VC’s recebam dezenas de planos de negócios com informações incompletas. Nas plataformas de Crowdfunding, no entanto, há um formato padrão para entendimento do negócio e ele pode ser facilmente avaliado por um potencial investidor. Isso permite que um primeiro processo de due dilligence seja feito de maneira bastante rápida e que haja uma decisão de investimento de maneira mais ágil.

As plataformas de crowdfunding são uma ótima prévia de como as propostas devem ser escritas e apresentadas para VC’s, investidores-anjo e outros investidores.

No geral, servem para agilizar não só o processo de due diligence, mas também do compartilhamento de informações, das negociações e do investimento em si. E, além disso, maximizam a exposição a estes investidores. Milhares deles frequentam este tipo de plataformas procurando por negócios para investir e apoiar.

Não podemos evitar dizer, então, que o crowdfunding se tornou um grande parceiro dos investimentos mais robustos e que as ferramentas passaram a facilitar todo o processo de exposição dos empreendedores, de validação do produto e de realização de due diligence.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta