Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Cinco dicas para blindar seu consultório contra a crise

Publicidade

Por Tiago Delgado *

Muitos livros de auto-ajuda explicam que o ideograma chinês para crise pode representar, em diferentes ocasiões, “perigo” e “oportunidade”. Ainda que exista controvérsia sobre esta afirmação, ela traz consigo um forte aprendizado: durante um período instável, é possível encontrar oportunidades para crescer. No caso de clínicas e consultórios médicos não é diferente. Os profissionais de saúde precisam encontrar formas de blindar seu trabalho contra a crise, mantendo o atendimento de qualidade e humanizado para seus pacientes. Confira cinco dicas para isso:

Ajustes operacionais – ninguém gosta de passar dificuldades, mas períodos de instabilidade são ótimas oportunidades para realizar mudanças que otimizam a operação do negócio. No caso dos consultórios médicos, é a chance de encontrar novos talentos, negociar com fornecedores, fomentar parcerias e buscar novas soluções.

Informatize tudo – o diferencial do médico é a qualidade oferecida no tratamento ao paciente. Portanto, ele não pode perder tempo com processos burocráticos que tomam um espaço considerável em sua agenda. Ao informatizar documentos e operações, é possível ter mais organização e fácil acesso – agilizando a tomada de decisões e deixando a clínica mais eficiente.

Faça da Internet uma extensão do seu consultório – ter um site profissional, com conteúdos relevantes e informações para os pacientes, deixou de ser um artigo de luxo e agora é uma necessidade. As pessoas já utilizam a web para pesquisar sobre médicos e clínicas e confiam mais naqueles que sabem trabalhar nesta mídia.

Mande tudo para a nuvem – após digitalizar os dados mais importantes, guarde estas informações no cloud computing. Além de aumentar o espaço físico do consultório com a eliminação de arquivos, a nuvem reduz custos de infraestrutura, tem mais segurança e facilita o acesso aos documentos.

Faça sua propaganda online – não adianta ter um ótimo site se ele não aparece para os usuários. Invista na divulgação de sua marca na Internet, divulgue seu site em todos os materiais impressos da clínica, como cartão de visita e receituário. Realize um trabalho de SEO e campanhas no AdWords. Dessa forma, o consultório será um dos primeiros a aparecer quando o paciente realizar uma busca no Google.

* Tiago Delgado é sócio-fundador da Medicina Direta, empresa especializada em gestão e serviços digitais para clínicas e consultórios

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta