CertiSaúde
25 de agosto em São Paulo
Bem vindo ao CertiSaúde 2016
Saiba tudo sobre as aplicações do certificado digital para saúde
Um dia inteiro dedicado a certificação digital em saúde
Workshop

CertiSaúde

Para um prontuário do paciente ser 100% eletrônico, ou seja, paperless (prontuário sem papel), a legislação brasileira estabelece como obrigatório o uso da certificação digital. Para isso, é fundamental o conhecimento da tecnologia envolvida e a sua aplicação prática.

O CertiSaúde pretende debater várias questões relacionadas à certificação digital na Saúde: leis, normas, processos e tecnologias; com a apresentação de diferentes experiências de instituições de saúde (hospital, operadora, privado e público) e empresas de tecnologia.

Quem deve utilizar o certificado digital? Todos os médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, etc? Qual a melhor tecnologia? HSM, smartcard ou token? Quais documentos podem ser assinados e quais continuarão em papel?

Conteúdo

Confira a programação

08:30h às 09h

Novas inscrições e entrega de credenciais

09h às 10h

Visão geral da Certificação Digital na Saúde

Leis, normas, processos e tecnologias da certificação digital serão abordadas neste painel, que contará com a presença de grandes especialistas no assunto, oferecendo uma visão combinada entre saúde e TI, de forma a apresentar um panorama amplo e muito atual da certificação digital no Brasil, inclusive uma atualização sobre a RDC 30 da ANVISA que obriga o uso do certificado digital ICP-Brasil para assinatura dos laudos dos laboratórios de análises clínicas.

Palestrante:
Claudio Giulliano Alves da Costa, FOLKS
André Tuzi, Shift

10h às 10:30h

Coffee Break

10:30h às 12:30h

Experiências práticas na utilização da Certificação Digital

Instituições de saúde em todo o Brasil já utilizam a certificação digital no seu dia a dia, por médicos, enfermeiros e demais profissionais, assinando milhares de documentos nos prontuários eletrônicos. Este painel irá apresentar experiências reais e práticas de diversos tipos de instituições (público, privado, hospital, operadora, etc.), que adotaram tecnologias diferentes (HSM, smartcard ou token) com diferentes sistemas, sejam de fornecedores do mercado ou desenvolvidos internamente.

Palestrantes:
Klaiton Simão, Hospital São Camilo de São Paulo
José Geraldo Andrade de Souza, Unimed BH

12:30h às 14h

Intervalo de almoço

15:30h às 16h

Case ANAHP

Palestrantes:
Julio César Mendes, Soluti

14:30h às 15:30h

Regulamentação Nacional e Padrões internacionais para eliminação do papel na assistência

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), definiu regras em conjunto com o CFM para permitir a eliminação do papel. Além disso, a MP 2200, definiu a certificação digital no Brasil, sendo o marco legal-regulatório para a assinatura de documentos eletrônicos em nosso país.

A Healthcare Information Management and Systems Society (HIMSS) define também em seu modelo de adoção de prontuário eletrônico (EMRAM), requisitos para a eliminação e digitalização do papel na assistência.

Este painel irá debater estas duas fontes de referência para guiar os projetos de certificação digital e eliminação do papel.

Palestrantes:
Heitor Gottberg, FOLKS
Marcelo Silva, SBIS

15:30h às 16h

Cartão ou HSM? Fundamentos e impactos na prática hospitalar

Há uma grande diversidade de empresas, sistemas e soluções no mercado brasileiro. Fornecedoras de prontuários eletrônicos certificados, softwares de assinatura digital, autoridades certificadoras (AC) e autoridades registradoras (AR). Uma amostra de soluções do mercado nacional serão apresentadas durante este painel.

Palestrantes:
Luis Gustavo Kiatake, e-Val

16h às 16:30h

Coffee Break

16:30h às 17:30h

Implementação tecnológica do certificado digital

O software de prontuário eletrônico precisa estar conectado a um assinador, capaz de atender as regras da SBIS e também às diretrizes da ICP Brasil. Quais opções os desenvolvedores de software possuem? Como realizar a assinatura dos documentos assistenciais? Como armazenar o documento assinado? Quais tecnologias e infraestrutura são necessárias para o certificado digital?

Palestrantes:
Renato Sabbatini, Instituto Edumed

17:30h

Encerramento

Localização

Onde será o CertiSaúde?

Dúvidas sobre certificado digital? Então participe do CertiSaúde para entender mais sobre sua aplicação na saúde.

Um dia inteiro dedicado a certificação digital em saúde