Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Boas Vindas!

Publicidade

Bom dia!

Este post é para dar as Boas Vindas a vocês, que me acompanharão neste blog.

Este espaço foi pensado para discutirmos juntos questões de Bioética, aliando teoria e prática.

O termo Bioética apareceu pela primeira vez em 1927, na obra do alemão Jahr Fritz, mas foi apenas no anos 70, com Van Rensselaer Potter, nas obras Bioethics: the science of survival e Bioethics: bridge to the future, que a Bioética foi introduzida como área de discussão em estudos interdisciplinares.

Vários são os conceitos utilizados para definir Bioética, mas nos interessa apenas saber que a Bioética é uma área do saber que problematiza questões afetas à saúde sob uma perspectiva humanitária, ou, em outras palavras que é uma busca pela adequação das ações envolvendo a vida e o viver (1).

Atualmente, a Bioética é um campo fértil para discussões polêmicas: ética médica, início e fim da vida, objeção de consciência, pesquisas com seres humanos, relação médico-paciente, judicialização da saúde, entre outros, são temas que permeiam a Bioética e constituem algumas das discussões que faremos nest espaços.

Contudo, alerto a vocês, leitores, que meu papel aqui será problematizar, apresentas os diferentes pontos de vista sobre os aussntos tratados. Não há resposta certa na Bioética, pois não trabalhamo com a dualidade “certo” e “errado”.

A Bioética é um caminho de reflexão. Espero que vocês gostem da caminhada!

(1) Goldin, JR. Bioetica: origens e complexidades. Revista HCPA. 2006: 26: 86-92.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta