Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Bah tchê, até deu vontade de ser hospitalista!

Publicidade

Imediatamente antes da primeira palestra que a médica Aleta Borrud, da Mayo Clinic, proferiu no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na semana passada, um residente perguntou:

– O que ela faz, além de atuar como hospitalista?

Captei na hora o que ele estava querendo dizer, sugeri que sentasse e assistisse, e que depois eu responderia. Ao término da atividade, onde não se apresentou o modelo de Medicina Hospitalar, mas sim sugestões de como melhorar o cuidado de pacientes idosos hospitalizados, passíveis de serem empregadas em qualquer organização, ele disse:

– Ah, ela é também geriatra, por isso não tinha entendido.

– Entendido o quê?

– A razão para tanto destaque à palestrante, fosse ela apenas hospitalista.

Ocorre que muitos médicos no Rio Grande do Sul e no Brasil ainda não compreendem bem o que significa o termo, ou pior: como alguns hospitais os confundem, utilizando-o para plantonistas de intercorrências, posto de trabalho frequentemente ocupado em Porto Alegre por jovens médicos enquanto residentes de Medicina Intensiva ou até que encontrem vagas definitivas de intensivista, o colega estava dizendo o seguinte:

“Não seria porque é hospitalista que viria de tão longe (Rochester, Minnesota) até o sul do Brasil!”

Então expliquei que Aleta, enquanto geriatra hospitalista, trabalha através de um modelo onde entra no Saint Marys Hospital cedo pela manhã, saindo à tardinha. Que quando sai, ?abandona? o dispositivo de contato com a instituição (no sentido figurativo ? mas o fato é que empregam diversas estratégias e ferramentas na intenção de garantir a continuidade do cuidado na ausência dela). Há um plantão noturno que fica responsável pelos seus pacientes. Pela manhã, o plantonista faz um breve relato de como foi a noite à Aleta, que retoma sua rotina de COORDENAÇÃO HORIZONTAL DO CUIDADO de idosos hospitalizados.

Bastou o residente juntar esta breve explicação com o que viu apresentado, que a fala seguinte foi:

– Bah tchê, muito legal! Até deu vontade de ser hospitalista!

E saiba o interessado que já existe onde em nosso meio… FortalezaSão PauloRegião Sul

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta