Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Empreendedorismo pode ser uma alternativa para aposentadoria

Publicidade

Hoje, no mundo inteiro, jovens com boas ideias encontram portas abertas para criar ou acelerar suas startups. Mas essa facilidade ainda não alcança quem deseja empreender em uma idade mais madura, especialmente em três situações: quem está perto de se aposentar, os que já estão aposentados e, por fim, gente de meia-idade investindo suor e lágrimas na dupla jornada ‘empregado-empresário” até seu negócio sair da zona de empate para seguir empreendendo.

Não é demais lembrar que na faixa etária dos 50 há muitas pessoas que, atualmente, longe de querer “pendurar as chuteiras’, estão em busca de novos desafios. Atrelam a manutenção da saúde de seus corpos e mentes a assumir novos papeis, como voltar a universidade, abrir um negócio próprio, fazer um período sabático, entre outras alternativas.

O fato é que para cada uma dessas decisões é preciso clareza de objetivos e um bom planejamento. Fazer coaching – uma orientação profissional e pessoal que visa aumentar a performance do individuo -, participar de palestras ofertadas por diversas organizações, ou ainda buscar na web vídeos tutoriais e artigos de especialistas são algumas alternativas que podem ajudar bastante.

Mas hoje vou destacar uma iniciativa sob medida para quem deseja ir fundo no dilema “carreira ou negócio próprio” ou pelo contrário, está decidido a empreender imediatamente. Esse apoio pode ser encontrado no Programa Desperta 50 do Instituto Prosseguindo (IPROS),

Empreendedores bem-sucedidos, os fundadores do IPROS, Cláudia Soares de Oliveira e Michel Porcino, criaram o Desperta 50 em 2011, em resposta ao anseio de pessoas, especialmente na meia-idade, que estão questionando mais profundamente o sentido de seu trabalho e se preferem seguir nele ou fazer algo diferente nos próximos anos.

Hoje essa reflexão faz todo o sentido. Com a expectativa de vida dando saltos no Brasil – caminhamos a passos largos para a marca dos 80 anos e muito mais! –, é natural que quem está na meia-idade ou além queira se manter ativo, fazendo o que gosta.

Aquele antigo projeto dos pais e avós de passar os dias de aposentado “balançando na rede” não satisfaz mais ninguém. Ter uma atividade parece ser a melhor alternativa para dar novo significado ao tempo extra de vida que todos temos pela frente.

Apostando no conhecimento compartilhado, o Desperta 50 dá subsídios para essa reflexão, fazendo os participantes resgatarem sua biografia profissional para que possam ver com clareza seus verdadeiros desejos, talentos e necessidades.

A partir daí, fica fácil para cada um identificar se está pronto para dar uma virada em sua vida, agora, ou se o sonho de empreender vai ser construído para acontecer mais adiante.

As inscrições para o Desperta 50 do IPROS estão abertas. O programa é composto por quatro workshops, que acontecem entre junho e agosto em São Paulo, Para concorrer a uma das 30 vagas é preciso responder de forma objetiva a essas questões:

Fale um pouco sobre sua biografia profissional.

Por que deseja participar do Desperta 50 e quais são suas expectativas em relação aos workshops?

Além dos workshops presenciais, os aprovados passarão a integrar uma rede virtual de trabalho colaborativo e participar – os que se sentirem prontos para empreender -, dos programas do IPROS de tutoria para que, em poucos meses, o negócio dos sonhos vire realidade.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta