Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

A FALTA QUE ELA FAZ

Publicidade

A partir de agora estarei sempre por aqui falando sobre logística hospitalar. O tema pode parecer distante, mas está muito presente no nosso dia a dia. Basta olhar o noticiário e você vai ver que falta nos faz uma boa gestão de medicamentos e materiais hospitalares.

Vou lembrar apenas dois episódios: a ?Operação Medula?, que prendeu uma quadrilha que roubava medicamentos contra câncer em hospitais públicos e revendia para clínicas privadas; e o escândalo do vazamento das próteses mamárias, gerando pânico entre as mulheres.

A logística hospitalar é uma ciência que garante que os insumos essenciais estejam sempre disponíveis em tempo e no local necessário, ao menor custo possível, articulando recursos humanos, materiais e tecnológicos, num processo de gestão especializado. Ou seja, tudo o que entra nos hospitais é rastreado e sistematizado, até chegar, de forma segura, ao destinatário final: o paciente.

É impossível pensar num mundo mais justo, com tanto desperdício. Ainda mais na área de saúde, onde o imprevisto pode custar vidas. Esse é o trabalho da logística. Mas vamos por partes, isso é só o começo. No próximo post, vou falar mais detalhadamente sobre a Operação Medula. Espero sua participação com perguntas, sugestões, comentários. Até mais. 

 

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta