Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

7 Valiosas Dicas aos Novos Empreendedores, por Sir Richard Branson

Publicidade

Sir Richard Branson é uma inspiração para novos empreendedores. Não é de hoje que admiro este empreendedor de sucesso, dono de um império de algumas centenas de empresas. Não pelo fato de ele ser um mega empresário, mas sim pelo espírito empreendedor nato que transparece em sua pessoa ao falar de negócios e pelo desejo de compartilhar a informação para que outros trilhem e vençam este mesmo caminho.

Deixa-me contar esta história direito: estou no meio do processo de desenvolvimento de um aplicativo na categoria mHealth. Nesta etapa tão importante tenho consultado especialistas da área, e por que não consultar um especialista nato no mundo dos negócios? Assim, resolvi “trocar uma ideia” com Branson (o Richard).

Brincadeiras a parte, estava pesquisando como lançar no mercado este aplicativo, e me deparei com este artigo do Richard Branson que dá dicas simples e práticas, porém valiosas, para novos empreendedores. Então peguei as dicas e resolvi adaptar a minha realidade.

Se você é profissional de saúde e um novo empreendedor, e está lançando um aplicativo ou pensa em fazê-lo, guarde estas dicas, serão de extrema importância:

Esteja pronto para fracassar – e tentar de novo

Na verdade esta deve ser a máxima premissa para novos empreendedores, seja em um negócio on ou off line. Como o Richard Branson fala, temos que buscar “quem” vamos atender com nossa ideia, quais vidas serão beneficiadas com nosso produto; assim o aplicativo estará predestinado ao sucesso, pois uniremos todos os esforços para atingir este objetivo, e não será um erro que irá nos parar.

Mantenha simples

Já ouviu a frase: “ O menos é mais”, no design de aplicativos não é diferente. É de extrema importância que este conceito acompanhe todo o processo de desenvolvimento do app e norteie a finalidade principal. Por exemplo, se o público alvo serão pessoas idosas, então o design terá que ter elementos totalmente intuitivos e de fácil compreensão, para facilitar a usabilidade. E este conceito deve-se aplicar não somente no design, mas também em todos os processos, no back-end, na finalização… a fim de tornar a estrutura extremamente simples e adaptável.

Empodere seus clientes por meio do design

Em um processo de criação deve-se ter um projeto de design totalmente adaptável. No meu próprio projeto, alteramos a interface algumas vezes, por meio da validação da ideia junto ao mercado consumidor. A sua ideia deve casar com a necessidade do seu usuário, se não o app não terá sentido. Isso é dar poder ao usuário. Tenha certeza de que ao encontrar a necessidade base do cliente, ele lhe retribuirá com exatamente aquilo que planejamos para atingirmos a meta.

Teste, teste, teste

Outro termo que utilizamos neste meio é a validação, da ideia, da interface e funcionalidades. O ideal é que o app em sua fase de teste seja provado por pessoas que sacam muito de tecnologia (profissionais de TI), pessoas chaves dentro do seu público alvo, e pessoas que não tenham nada a ver com seu público alvo; tenha certeza de que muitas considerações serão feitas, pois diversos modos de vista serão provados. Além de que os aplicativos se baseiam muito em recomendações. Deve-se fazer de tudo para que o App quando lançado esteja “redondinho” e receba muitas estrelinhas. Então: Teste, teste, teste!

Planeje para ser notado

O mundo de hoje é constantemente bombardeado por uma infinidade de informações, e muitas vezes devemos considerar que temos alguns segundos, quizá, um único momento para atrair a atenção de nosso usuário e fazer a diferença na vida com nossa ideia. Para isto devemos voltar ao conceito de quem será nosso “avatar”, nosso público alvo. Pois o conhecendo a fundo sei onde ele estará e ficará mais fácil levar esta notícia até ele. Para o meu projeto utilizarei vários recursos: mídias online, Ads e até mídias de massa, televisiva e impressa. Não tem regra, conheça o seu público e mande a mensagem, certeira!

O trabalho de um empreendedor nunca termina

“A tarefa só acaba quando termina.” Mas para um empreendedor de sucesso ela nunca termina. Em se tratando de produtos online, e especificamente aplicativos, o design, a usabilidade, funcionalidades; devem estar sempre sendo revistas e analisadas. E isto também é um ponto positivo, pois torna o produto adaptável, e nossa função de empreendedor vigilante. Por isso nunca canse de buscar novidades e novas soluções.

Para seguir em frente, ouça

Escute do começa ao fim. Consulte não somente dados e métricas, mas principalmente, as pessoas. Na versão Beta do meu App, fui a uma feira do ramo e apresentei aos congressistas a ideia e interface do app. Assim, estava validando e ouvindo o que as pessoas tinham a me dizer sobre minha ideia. Simples assim! Mas você pode pensar, “nossa parece amadorismo”, porém para o meu caso, foi uma das melhores ferramentas que tive para avaliar a ajustar o app antes do lançamento. Lembre-se, tanto para antigos como para novos empreendedores muitas vezes não existe o “CERTO” e o “ERRADO”, e sim o feito. É a sua atitude que importa!

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta