HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Já são +1.800 profissionais! Clique aqui

5 impactos do prontuário eletrônico no consultório médico

Publicidade

O prontuário eletrônico já é uma realidade nos consultórios médicos do Brasil: três quartos dos estabelecimentos de saúde já possuem algum tipo de sistema para registro de dados dos pacientes, de acordo com a Pesquisa TIC Saúde 2015. Contudo, são poucos os médicos que conseguem aproveitar todos os recursos dessa ferramenta tão importante: ainda segundo a mesma pesquisa, apenas 27% admitiram que a solução diminuiu a carga de trabalho. Quando bem utilizado, o prontuário eletrônico consegue transformar a rotina do consultório. Veja cinco impactos no dia-a-dia do médico:

Qualidade do atendimento: o prontuário eletrônico automatiza e agiliza procedimentos burocráticos que os médicos precisam realizar, como o registro do histórico do paciente, os documentos financeiros, as receitas, entre outros. Com uma solução tecnológica que faça esses serviços, os profissionais de saúde ficam com tempo livre para melhorarem os atendimentos aos pacientes.

Documentos digitalizados: sistemas eletrônicos que atendam aos requisitos da Certificação SBIS-CFM, com Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS-2), podem ter integração com certificados digitais. Assim, é possível eliminar os papéis e digitalizar todos os documentos do consultório, garantindo maior rapidez na busca por dados e informações.

Segurança dos dados do paciente: com a certificação, a assinatura digital do médico ganha validade jurídica e substitui os carimbos em todos os documentos. Aliado ao prontuário eletrônico na nuvem, o médico consegue aumentar a segurança da informação devido à organização e disposição dos dados, além de eliminar falhas na comunicação devido a problemas na caligrafia dos profissionais.

Controle sobre os processos da clínica: os softwares de gestão permitem reunir em uma única plataforma todas as informações úteis para a clínica, como o histórico de paciente, exames realizados, movimentação financeira, entre outros pontos. Dessa forma, o profissional consegue ter uma visão completa do que acontece no consultório e otimiza a tomada de decisões.

Informações na palma da mão: prontuários eletrônicos hospedados na nuvem podem ser acessados por qualquer dispositivo móvel que tenha acesso à Internet, oferecendo um maior conforto aos profissionais. É ideal, por exemplo, para os médicos que participam com frequência de congressos e feiras e precisam visualizar documentos ou até acessar dados clínicos de seus pacientes durante a viagem.

       
Publicidade

Deixe uma resposta